As chuvas dos últimos dias fizeram o atingir estado de alerta. Os dados constam em boletim emitido pelo Imasul (Instituto de de MS).

Pelo monitoramento, o nível da água havia ultrapassado a marca de atenção na última quarta-feira (3), quando atingiu 4,23 metros. Na sequência, baixou a 4,15m, mas voltou a subir chegando a 4,22m na sexta-feira (5), ainda segundo a sala de situação do Instituto.

Já o site Agora, com base nos dados da Ana (Agência Nacional das Águas), apontou que o Taquari chegou à marca de 4,80 metros na sexta-feira.

O aumento foi decorrente de chuvas nos municípios de Coxim, Rio Verde, Alcinópolis e São Gabriel do Oeste. Nesse período, foram registrados 35,4 milímetros de precipitação na região.

Neste sábado (6), contudo, as águas já recuaram, tranquilizando a e os ribeirinhos. Mesmo assim, os 4,68 metros atuais em que está o nível do leito são considerados estado de alerta pelo Imasul.

Ainda conforme dados do Instituto, os demais rios monitorados no Estado estão em situação normal, como o Miranda e o Aquidauana.