Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar da pandemia, 4,5 mil foram empregados em Campo Grande no último trimestre de 2020

O MPT (Ministério Público do Trabalho) lançou, nesta segunda-feira (15), uma nova ferramenta de dados para acompanhar o mapa e o termômetro do mercado de trabalho no país durante a pandemia de Covid-19. Em Campo Grande, o número de pessoas empregadas foi maior do que as demissões, somando 4,5 mil empregados até o último trimestre […]
Arquivo -

O MPT (Ministério Público do Trabalho) lançou, nesta segunda-feira (15), uma nova ferramenta de dados para acompanhar o mapa e o termômetro do no país durante a de Covid-19. Em , o número de pessoas empregadas foi maior do que as demissões, somando 4,5 mil empregados até o último trimestre de 2020.

Implementada no Observatório Digital de Trabalho Decente, a plataforma conta com dados atualizados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) até o 4º trimestre de 2020. Entre as informações disponíveis estão os referentes a setores e ocupações com maiores saldos positivos e negativos, números de admissões e desligamentos.

Na Capital, o saldo de e desocupação é baixo, sendo de 6,3% no ano passado, entre jovens de 16 a idosos de 64 anos, ficando entre as melhores capitais do país no mercado de trabalho. Ao total, 23,5 mil trabalhadores foram admitidos no ano com carteira assinada e 19,1 mil campo-grandenses desligados das atividades.

O setor da saúde e serviços sociais permaneceu em alta, empregando 1.770 mil pessoas no ano e desligando 1.347; na construção, foram 1.723 empregados formais, porém, 2.052 desligados; na educação 404 admissões e 637 demitidos; já no ramo de lojas e alimentação, o número de trabalhadores admitidos foi de 1.601 e 1.062 demitidos.

O mapa aponta que o segundo trimestre de 2020, período em que as medidas de isolamento e restrições foram implantadas, aconteceram as principais quedas de contratação e maior de demissões. No ramo de alojamento e alimentação, por exemplo, no 1º trimestre o salto foi de -294; em seguida -962; no 3º para -248; e só nos últimos três meses voltando ao saldo positivo com +539 trabalhadores empregados.

Conforme o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem 63,8% de empregados formais. O número de microempreendedores individuais subiu para 46.240 mil. Em contrapartida, o mapa aponta de 15,3% de jovens estavam desocupados no ano, 19%,1 entre mulheres e 12,2 entre homens.

Clique aqui para conferir os dados socioeconômicos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

soraya

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Últimas Notícias

Transparência

Juiz tenta acelerar julgamento de prefeito que contratou irmão sem licitação após processo ficar ‘estacionado’

Ex-prefeito de Rio Brilhante foi denunciado por usar a empresa do irmão para negociar com a prefeitura sem licitação

Cotidiano

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Estima-se que animal tenha, pelo menos, dois metros de comprimento

Polícia

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Comerciante foi levado para a delegacia na manhã desta quinta-feira (17)

Transparência

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Empresários do ônibus querem receber mais que o dobro do valor pago por irregularidades nas linhas de ônibus de Campo Grande