Alunos do 7º ano da Demosthenes Martins, de Campo Grande, vão representar a Região Centro-Oeste na final da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Os estudantes, E agora também são representantes exclusivos da Região na etapa final, que está prevista para 10 de dezembro em formato virtual.

Nesta edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu mais de 112 mil inscrições de 27 mil escolas de 3.877 municípios de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O tema desta edição do concurso foi “O lugar onde vivo”, para estimular as realidades locais. O trabalho com os alunos teve início no mês de maio com quatro meses de duração.

“O início foi feito todo de forma on-line, as aulas eram gravadas com toda a explicação dos gêneros. Nós elaboramos um caderno impresso de atividades para eles desenvolverem as em casa, quando nós voltamos fizemos o fechamento com a correção dos textos, a edição final e enviamos todo o material para a olimpíada”, explicou a professora Indianara Abreu Holsback, que orientou os alunos.

Para os estudantes da Capital, a produção dos textos contribuiu para a aprendizagem e também no dia a dia durante a pandemia. “Eu não consegui participar da Olimpíada de Matemática, então resolvi escrever para a de Português. Ouvi uma história da minha mãe, de quando ela morava no sítio e brincava de casinha no lugar onde ficava o porco que meu avô criava. Sempre que ele vendia um porco, minha mãe limpava tudo, passava cera no chão, e quando o porco vinha de novo não conseguia nem ficar em pé por causa disso. Com o pouco que ela tinha, se divertia”, explicou o aluno Igor Brites de 12 anos, que usou a história da família para participar da categoria “Memórias Literárias”.