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Cotidiano

Alunos da UEMS desenvolvem portal voltado para ajudar produtores rurais

O portal Vale Ajudar foi criado por acadêmicos de Aquidauana e pretende auxiliar outros estudantes e produtores rurais com orientações voltadas às práticas de campo
Arquivo -

Um grupo de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ( Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade universitária de , criou um site com o objetivo de auxiliar outros estudantes e produtores rurais com orientações voltadas às práticas de campo.

O portal Vale Ajudar pode ser acessado neste link sendo uma iniciativa coletiva construída por estagiários do Programa (PVU) do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O estudante de Agronomia Sidne Canassa da Cruz é um dos integrantes do grupo de 9 bolsistas estagiários do PVU na UEMS de Aquidauana e coordenados pelo prof. Dr. Norton Hayd. O acadêmico explica sobre como surgiu a ideia de criação do site: “Com o início da pandemia em meados de 2020, os integrantes do grupo se reuniram com o nosso coordenador, professor Norton, e colocamos várias ideias para serem trabalhadas de forma remota. Uma delas foi a criação de um site com a intenção inicial de ajudar os pequenos produtores da região com algumas questões que temos conhecimento como alunos”, informa Sidne.

Ele explica que a proposta do site seria considerar as disciplinas e o conhecimento dos estudantes, uma vez que, enquanto alunos, eles não têm a formação e permissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para fazer recomendações.

“Assim, passamos a trabalhar com o objetivo de fazer auxilio, por meio de aulas online e disponibilização de conteúdos para os alunos. Isso seria de grande importância para eles. O portal que foi pensado inicialmente somente para o produtor rural, mas passou a considerar os alunos e as dificuldades das aulas virtuais impostas pela pandemia”, relata o aluno.

Informações para Acadêmicos e Produtores

Sidne informa que o site está disponível para acesso público no momento mais para um retorno sobre as impressões do público. “Compartilhamos a um número restrito de pessoas justamente para obtermos um feedback sobre possíveis otimizações, seja de conteúdo, seja no design da página”, explica. Seria uma forma de período experimental para testes de acesso por parte de um público maior.

Ele detalha quais os tipos de conteúdos podem ser encontrados. “Por enquanto temos os conteúdos de fitopatologia, praga das culturas, plantas daninhas, solos e indicações de Aplicativos que utilizamos no curso. Também estamos montando algumas calculadoras (fertilidade e manejo do solo), estruturando conteúdos de Zootecnia e divulgando um Programa Estatístico (RunData), criado por um colega da turma, Arthur Gerra”, relata.

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