A primeira edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em forma digital ocorrerá neste domingo (31) em quase todo o Brasil, pois a aplicação foi cancelada no Macapá, segundo o (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para quem vai realizar a avaliação no computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no  impresso, levar caneta esferográfica de cor preta.

Apesar do meio ser digital, o número de questões objetivas (90 por dia), o tempo limite e os horários de aplicação serão os mesmos do impresso: cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h (horário de ). Ou seja, abrem 10h30 e fecham meio dia conforme o horário local. 

Neste 1º dia, os participantes farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no 2º dia, 7 de fevereiro, os candidatos farão as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

As questões objetivas serão todas marcadas na telado computador, ou seja, sem a necessidade de preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela. A correção também será feita da mesma forma que o Enem impresso.

Ao todo, 96.086 estudantes em 104 cidades estão confirmados. Por conta da , todos devem usar máscara de proteção facial.