Cotidiano

ALERTA: Motoristas dizem que app parou de exigir máscara, mas item segue obrigatório em Campo Grande

No início do expediente, motoristas não são mais obrigados a fazer foto utilizando EPI e novidade gerou confusão

João Ramos Publicado em 21/11/2021, às 15h15

Boato circula pelo país e coloca saúde da população à mercê do Coronavírus
Boato circula pelo país e coloca saúde da população à mercê do Coronavírus - (Foto: Reprodução, YouTube)

Circula não só em Campo Grande, mas em todo o Brasil neste domingo (21), a informação de que a Uber não exige mais o uso de máscaras para motoristas e passageiros durante as corridas.

Inclusive, na Capital sul-mato-grossense, trabalhadores da plataforma já estão dirigindo sem o equipamento de proteção individual e orientando os passageiros a também não usarem, segundo relataram usuários do serviço ao Jornal Midiamax. No entanto, a empresa responsável é enfática em seu site oficial ao esclarecer os recursos e atualizações sobre a Covid-19 logo no topo do portal, fazendo o seguinte alerta: "Sem máscara, sem viagem".

Informações de quem faz uso do aplicativo em Campo Grande chegaram até o Midiamax alegando que os motoristas disseram que estão trabalhando sem máscara pelo fato do aplicativo não exigir mais uma foto deles usando o equipamento quando começam o expediente. 

Ao observarem a ausência do protocolo, concluíram que a máscara tinha deixado de ser obrigatória e estão até repassando a informação equivocada aos clientes que solicitam corridas. A situação errônea está acontecendo em todo o Brasil e levou um motorista youtuber a implorar para que seus colegas não parem de usar máscara só porque a foto usando ela não é mais um requisito.

Uber avisa

Ao Jornal Midiamax a Uber afirmou que "essa informação não confere, a gente continua cobrando sim o uso de máscaras, e fazemos a checagem periodicamente. A exigência de fotos usando o EPI é aleatória, justamente para garantir que todos usem de forma correta. Quem não usar máscara, recomendamos que, ou o motorista ou o passageiro, façam uma denúncia pelo app. Mas, continua sendo exigido normalmente, seguindo todos os protocolos", disse a assessoria da plataforma.

Sem máscara, sem viagem

Indo contra os boatos que estão colocando em risco a saúde da população, principalmente em meio ao crescimento do número de casos e mortes por Covid não só em MS, mas em várias regiões do Brasil e do mundo, o site oficial do aplicativo informa em atalho na página inicial:

"Todos nós temos um papel importante em manter nossa comunidade em segurança. É por isso que o Padrão de Segurança exige que motoristas parceiros e usuários usem máscara", diz a plataforma, que ainda orienta se você for um motorista parceiro:

"Cubra a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço descartável ao tossir ou espirrar. Solicite aos seus passageiros que mantenham o distanciamento físico durante as viagens. Eles deverão se sentar apenas no banco traseiro do carro. Se possível, abra as janelas para melhorar a ventilação. Máscaras serão obrigatórias para todos que estiverem dirigindo ou utilizando o app", ressalta.

Para quem usa o serviço para viajar, também há as mesmas orientações oficiais da empresa: "Máscaras serão obrigatórias para todos que estiverem dirigindo ou utilizando o app. As autoridades de saúde recomendam lavar as mãos com frequência. É indicado fazer isso antes e depois de viajar. Cubra a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço descartável ao tossir ou espirrar. Sente-se no banco de trás e, se possível, abra as janelas para melhorar a ventilação", enfatiza.

Jornal Midiamax