Alarme do celular toca e desclassifica estudante; confira o que pode eliminar candidatos no Enem

Vídeo da jovem viralizou nas redes sociais logo após eliminação no exame

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vídeo da jovem viralizou nas redes sociais
Vídeo da jovem viralizou nas redes sociais

Uma candidata foi eliminada no primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) depois que o alarme do celular tocou na sala de aula no último domingo (25). A candidata Sofia Monteiro, de 18 anos, relatou o ‘perrengue’ nas redes sociais e explicou que o celular disparou quando estava guardado na embalagem, enquanto ela fazia a prova. 

O caso aconteceu em Teresina. A candidata chegou para fazer a prova e colocou os objetivos pessoais dentro do saquinho plástico disponibilizado pelos fiscais. Contudo, só depois de lacrar a embalagem é que ela se lembrou que poderia ter um alarme ativado. Ela pediu para verificar o celular novamente antes de começar a prova, mas como o envelope estava fechado, não foi permitido. 

Não deu outra: o celular tocou e a aluna foi eliminada da prova. “Acabei de ser expulsa do Enem pq meu celular ligou pra tocar o alarme”, relatou no TikTok. Confira: 

@sofiamonteiro555 #enem #enem2021 ♬ som original – sofi

Erros simples podem acabar eliminando o candidato no dia da tão aguardada prova. Por isso, é preciso ficar atento ao que pode e não pode no Enem. Confira algumas situações que podem eliminar o candidato

  • Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido.
  • Perturbar a ordem no local de aplicação das provas.
  • Se comunicar verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja da equipe de aplicação.
  • Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação da prova.
  • Registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no Enem.
  • Iniciar as provas antes da autorização do Chefe de sala.
  • Não manter aparelhos eletrônicos desligados no envelope porta-objetos lacrado e identificado. Se o aparelho, mesmo dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
  • Se recusar a usar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até o momento da saída do local de provas.

Para conferir o edital completo com todas as normas, clique aqui. 

Conteúdos relacionados