Acontece, nesta sexta-feira (19), o ‘Dia D' da campanha de combate à , zika e chikungunya. Equipes da SES (Secretaria de Estado de Saúde) estarão no bairro Aero Rancho para visitar casas e orientar os moradores da região.

Os outros 78 municípios do Estado também foram orientados para a realização do ‘Dia D'. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explica que a população deve se prevenir.

“É preciso lembrar que a Dengue tem feito vítimas em nosso Estado, por isso a importância desta campanha. A comunidade deve estar atenta porque 80% dos reservatórios com proliferação estão nas casas das pessoas”, disse o titular da pasta.

A campanha também irá contar com a participação do Militar, que atuarão nas ações que serão desenvolvidas em Campo Grande, com apoio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

“Nós teremos a participação de 180 agentes municipais da saúde, com a participação da Defesa Civil, Polícia Militar e Ambiental, além de militares do Corpo de Bombeiros Militar que darão suporte com o apoio de drones. Escolas da região também irão participar. Blitzes educativas também irão acontecer nas imediações, assim como visitas em residências e comércios das regiões”, destaca o assessor militar na SES, coronel Marcello Frahia.

Dia D

Como ação estratégica para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os cuidados para se evitar acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para formação de criadouros do mosquito, os participantes do Dia D vão percorrer as principais ruas do bairro e imediações do Parque Ayrton Senna.

Evite o mosquito

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampados tonéis, caixas e barris de água, caixas d'água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A SES conta com o apoio de membros do Comitê Estadual das Arboviroses para esta campanha. Há o site Guerra Contra o Mosquito que reúne diversas informações, além de materiais educativos para o apoio da campanha.