Os convocados em primeira chamada para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no primeiro semestre letivo deste ano devem fazer a matrícula online a partir desta terça-feira, 12.

O acesso ao sistema de matrículas do IFMS fica disponível até o dia 20 de janeiro.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema, o primeiro passo é clicar em “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso”. Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato aprovado, a data denascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS.

Uma vez ativado o acesso, basta acessar o sistema novamente utilizando o CPF nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar um e-mail para [email protected] Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em “Solicitar Matrícula”.

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula online. Para acessá-lo é preciso informar o CPF nos campos login e senha.

Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário.

Documentação – Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

 

requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;

histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;

documento oficial de identificação com foto

documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);

uma foto 3×4 recente;

documentos exigidos no anexo V do 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 per capita;

anexo VIII do edital 054/2020 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;

termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em “Enviar Comprovante” e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta “Salvar e Finalizar”. Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Atendimento presencial – O candidato convocado que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do IFMS para fazer ele próprio sua solicitação de matrícula online.

O agendamento do dia e do horário para esse atendimento presencial deve ser feito por e-mail ou WhastApp encaminhado à Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga foi ofertada. Os endereços, e-mails e contatos estão disponíveis no documento Informações para atendimento presencial com agendamento.

Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para solicitação de matrícula ou caso encontre algum erro no sistema, o candidato deve enviar e-mail para [email protected]

Seleção – Os candidatos foram classificados com base nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, , Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

Foram registradas 3.175 inscrições no . O curso mais concorrido foi Informática, oferecido em , com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.

Alguns cursos tiveram o número de inscritos menor que o número de vagas ofertadas. Nesse caso, todos os candidatos com inscrição homologada foram convocados na primeira chamada para matrículas.

Novas chamadas – Após o período de matrículas da primeira chamada, caso ainda haja vagas a serem preenchidas, novas chamadas serão publicadas na Central de Seleção.

De acordo com o novo cronograma do processo seletivo, a divulgação da segunda chamada está prevista para 25 de janeiro, com matrículas no período de 27 de janeiro a 4 de fevereiro. A terceira e quarta chamadas, caso haja vagas disponíveis, serão publicadas no dias 9 e 26 de fevereiro, respectivamente. (Informações da assessoria)