O Instituto Federal de () publicou na terça-feira, 23, o edital de abertura do para o Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (PIBID) da instituição, com 13 vagas para os campi Coxim e Jardim.

Voltado ao processo de ensino e aprendizagem, além do incentivo ao aperfeiçoamento da formação docente dos estudantes de licenciatura da instituição, a seleção se destina a acadêmicos dos cursos superiores de Computação e Química.

O valor do auxílio para os bolsistas é de R$ 400, com pagamento de maio a novembro. Além das vagas ofertadas, o processo seletivo permite também a inscrição de estudantes como não bolsistas, sem compensação financeira e sem limite de vagas.

O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Requisitos – Tanto o professor-orientador quanto o estudante interessado em participar deverão cumprir alguns requisitos. O docente precisa:

 

ser professor de curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado;

ter projeto de iniciação à docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino de seu campus (Anexo 1);

dispor de carga horária suficiente para o atendimento do estudante, comprometendo-se a orientar o estudante bolsista ou não bolsista em todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios, material de apresentação em seminários, resumos em congresso e artigos em revistas;

não se afastar do Instituto Federal, por mais de dois meses, durante o período de vigência do auxílio.

Já ao discente cabe:

estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da instituição, não sendo no último semestre do curso no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho;

declarar a existência de compatibilidade de horário entre as suas atividades acadêmicas e as atividades propostas no seu plano de atividades;

não possuir outra modalidade de bolsa, exceto auxílio voltado a permanência do estudante;

não ter sido penalizado em Processo Disciplinar do Estudante;

não estar em débito com nenhum dos programas geridos pelo IFMS ou por agência de fomento externo.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas de 25 de março a 4 de abril, por meio da Página do Candidato. É necessário anexar os seguintes documentos:

requerimento de Inscrição preenchido (Anexo 2);

plano de atividades elaborado de acordo com o Projeto de Iniciação à Docência do professor-orientador (Anexo 3);

termo de compromisso do orientador e do estudante (Anexo 4);

justificativa de Inscrição de, no máximo, uma lauda (redigida em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12), na qual o estudante apresente brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação no PIBID.

Seleção – Será realizada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá em uma análise documental, onde será observado o atendimento às condições dos requisitos de inscrição e a avaliação da justificativa.

A segunda etapa terá entrevistas com os candidatos, de caráter classificatório, realizadas pela Comissão de Avaliação do PIBID/IFMS, em data e horário previamente divulgada pela coordenação, tendo como tema aspectos relevantes para o exercício das atividades, como disponibilidade, interesse pela área e o perfil.

A nota final do estudante será composta pelo somatório das atribuídas na primeira e segunda etapas. O resultado preliminar está previsto para 8 de abril.

PIBID – O Programa de Iniciação à Docência é uma ação institucional que tem por finalidade o fortalecimento da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFMS.

Entre seus objetivos estão contribuir para a ar8culação entre teoria e prática, inserir os participantes no cotidiano de escolas da rede pública e/ou particular, incentivar a permanência e conclusão do curso de licenciatura pelos alunos da instituição e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura do Instituto Federal. (Informações da assessoria)