O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul () publicou na segunda-feira, 8, na Central de Seleção, o edital de abertura do processo seletivo que oferta duas vagas para estudante bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Podem participar da seleção os acadêmicos da licenciatura em Química oferecida pelo Campus Coxim.

A Residência Pedagógica tem o objetivo de promover a experiência de regência em sala de aula, em escolas públicas de educação básica, com o acompanhamento de professores.

As bolsas, no valor de R$ 400 mensais, são custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de (Capes), e têm duração de 18 meses.

Requisitos – Para participar do processo seletivo, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:

estar matriculado e frequentando o curso de licenciatura em Química;
ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;
estar em dia com as obrigações eleitorais;
declarar ter condições de dedicar pelo menos 25 horas mensais para desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;
não estar vinculado a nenhum programa de bolsa (ensino, pesquisa e extensão);
firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA);
cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas;
possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.
O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista desde que não possua relação de trabalho com o IFMS ou com a escola onde desenvolverá as atividades do programa.

Inscrições – Devem ser feitas até o dia 21 de março. O interessado em participar do processo seletivo deve enviar para o e-mail [email protected] os documentos necessários: formulário de inscrição preenchido, cópia do cabeçalho do extrato de conta corrente individual de qualquer banco (como forma de comprovação da conta) e carta de intenções.

A carta precisa conter as razões pelas quais o candidato pretende participar do programa, considerando a formação acadêmica e futura atuação na educação básica, a importância e os desafios da profissão docente e da escola pública. O texto, de no máximo uma lauda, deve ser preferencialmente manuscrito, com data e assinatura do candidato.

A seleção dos candidatos será feita com base na carta de intenções (peso 6) e entrevista (4).

A previsão é que o resultado preliminar seja publicado no dia 23, e o final no dia 26 de março.

Residência Pedagógica – Programa da Capes que busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, além de promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Também visa fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores, bem como o papel das redes de ensino na formação docente. (Informações da assesoria)