Pular para o conteúdo
Cotidiano

173 estudantes colam grau virtualmente na UFMS e iniciam temporada de solenidades

Hoje, 13, foi realizada a primeira das oito cerimônias de colação de grau dos cursos de graduação programadas para acontecer nos próximos dias. Formaram-se 173 estudantes da Faculdade de Computação, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, e da Faculdade de Direito colaram grau e, por conta da Covid-19, a solenidade foi virtual […]
Arquivo -

Hoje, 13, foi realizada a primeira das oito cerimônias de colação de grau dos cursos de programadas para acontecer nos próximos dias. Formaram-se 173 estudantes da Faculdade de Computação, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, e da Faculdade de Direito colaram grau e, por conta da , a solenidade foi virtual e transmitida aos amigos e familiares por meio da TV .

“Em tempos conturbados como este longo ano que se passou, continuamos marchando ao longo desta jornada com foco, encontrando valores dos quais jamais iremos esquecer”, afirmou Felipe Chulli, orador da turma.

A professora Natalia Pompeu, diretora em exercício da Faculdade de Direito (Fadir), frisou a importância de comemorar a conquista da formação superior. “Esse é um momento de muita emoção pessoal e reconheço que todos aqui são vitoriosos por estarem concluindo o curso neste momento. (…) É uma situação atípica que marcará nossa história de vida e profissional, e portanto devemos celebrar de forma atípica e distante, mas devemos celebrar”, reforçou. “É uma grande satisfação ter trabalhado com vocês, ter sido professora da maioria de vocês, e eu espero que de 2021 para frente a gente só tenha mais motivos ainda para celebrar e comemorar ainda mais conquistas como esta, deste ‘peso e envergadura’”.

Já Irineu Sotoma, diretor em exercício da Faculdade de Computação (Facom), fez votos de ver os formandos novamente na Universidade. “Vocês superaram desafios inéditos desse contexto [pandemia] e concluíram os seus cursos. A Faculdade de Computação deseja a todos que continuem com esse espírito de superação, tanto na vida profissional que se inicia quanto nas suas vidas particulares. Esperamos revê-los na Facom em grandes conquistas, como pesquisadores, empreendedores e profissionais de excelência”.

O diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Robert Schiaveto de Souza, disse estar se sentindo “extremamente feliz e orgulhoso nessa tarde especial de alegria, de vitória, e de sonhos finalmente realizados, e associo-me aos seus familiares e amigos na comemoração desta grande conquista que é o limiar de uma etapa importante de suas vidas: o exercício profissional. (…) Três sentimentos principais revelam o significado do ato que estamos realizando nesta cerimônia, um momento histórico, um valor agregado e uma missão sem fronteiras”.

A vice-reitora Camila Ítavo explicou que para os professores, dois momentos são muito especiais: a chegada e a partida dos estudantes. “A gente tem a certeza de hoje apresentar aos familiares de vocês e a sociedade profissionais tão competentes e maravilhosos”, elogiou. Ao agradecer os técnicos e professores dos cursos, ela ressaltou o esforço de todos pela continuidade das atividades, mesmo a distância. “Dentre as 69 universidades brasileiras,somente três concluíram o semestre letivo de 2020 e a UFMS é uma delas”.

“É um momento de felicidade para vocês e emoção para nós. Vocês são vitoriosos, estão chegando em janeiro de 2021 colando grau e a gente torce para que vocês brilhem na área profissional de vocês, essa é a nossa missão. (…) A gente tem um orgulho muito grande de participar de uma cerimônia onde nós temos 173 novos profissionais no mercado de trabalho”, relatou o reitor Marcelo Turine. “Não suspendemos nem um dia de aula, acho que alguns de vocês devem ter feito algumas provocações, [sentiram] medo, (…) mas é na união e nesse compartilhamento de ideias que a gente cria modelos de governança e de responsabilidade social e econômica no país”.

O reitor também destacou a importância da educação e da ciência. “Quero cumprimentar os familiares que estão nos assistindo por esse meio virtual por colocarem vocês no caminho da educação. A educação é o único caminho que vai fazer a redução das desigualdades e a ciência, junto da tecnologia e da inovação, é o único caminho que nós conseguimos dar condições de qualidade de vida para o nosso povo. Sem ciência não existem condições de se manter numa sociedade justa e igualitária”.

As colações de grau da graduação vão até 22 de janeiro e abrangem todas as unidades da Cidade Universitária e todos os câmpus. As solenidades dos cursos de residência e de pós-graduação stricto sensu ocorrerão em fevereiro e março. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Foto: Mtcurado/Getty Images

Espanha reforça apoio ao acordo com Mercosul e propõe fundo europeu diante de tarifas dos EUA

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Ferido a facadas por ex ciumento está em estado grave na Santa Casa de Campo Grande 

Últimas Notícias

Sem Categoria

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela

Emprego e Concurso

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Interessados no curso podem se inscrever pela internet e presencialmente em dia de atendimento especial

Brasil

Eduardo Bolsonaro deve continuar nos EUA e abrir mão de mandato

Deputado federal afirmou que se retornasse ao Brasil seria "perseguido e preso"