Pular para o conteúdo
Cotidiano

Viu algum? Energisa culpa ‘25,5 mil raios’ por falta de energia em Campo Grande nesta quinta

Cerca de 20 bairros em Campo Grande tiveram o fornecimento de energia elétrica prejudicado com o temporal desta quinta-feira (29). Foram, ao todo, conforme a Energisa, registrados 25,5 mil raios em Mato Grosso do Sul. Mas, você viu algum? O número é considerado alto, já que em julho deste ano, MS registrou uma tempestade elétrica, […]
Arquivo -

Cerca de 20 bairros em tiveram o fornecimento de prejudicado com o temporal desta quinta-feira (29). Foram, ao todo, conforme a Energisa, registrados 25,5 mil raios em . Mas, você viu algum? O número é considerado alto, já que em julho deste ano, MS registrou uma tempestade elétrica, com 729 raios em um dia, valor considerado sete vezes maior do que o comum, que é cerca de 100.

“A chuva forte, acumulada em 56mm (somente nesta madrugada), veio acompanhada de ventos de mais de 54 km/h, causando danos diversos à rede de distribuição de energia”, informou a Energisa, justificando que a intensidade da chuva e dos ventos  provocaram a queda de árvores e galhos, derrubaram postes e lançaram objetos sobre a rede elétrica.

O temporal ocasionou no rompimento de cabos e interferiu no fornecimento de energia para aproximadamente 4,5 mil clientes, nos bairros: Jardim Batistão, Guanandi, Parque Novos Estados, Parque Residencial União, Pioneiros, Vila Piratininga, Vila Jacy, Jardim Centenário, Jardim Seminário, Nova Lima, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, Santo Amaro, Universitário, Vila Albuquerque, e Vila Taveirópolis.

“De imediato, a empresa instaurou seu plano de contingência, quando mais equipes são direcionadas para atender as ocorrências. A concessionária aumentou em três vezes o número de equipes em campo e os trabalhos acontecem, de forma ininterrupta, ao longo de todo o dia. O volume de serviços aumentou em 100%, se comparado a um período normal”, informou a empresa.

No interior do Estado, os municípios mais atingidos pela tempestade foram: Maracaju, Jardim, Aquidauana, Porto Murtinho, Bela Vista, , Nioaque, Jardim, Ponta Porã, Dourados e Sidrolândia.

Raios

Em 2019, a Energisa afirma que registrou aproximadamente 746 mil raios no Estado. “Esse número cresce a cada ano e pode impactar diversos setores.  Se compararmos outubro deste ano ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 106% no número de raios que atingiram o estado. Somente ontem, foram mais de 21.720 mil descargas atmosféricas em Mato Grosso do Sul”, destaca a concessionária.

Por outro lado, segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), em julho desde ano, MS chegou a registrar 950 raios, sendo que 729 deles no período entre 16h e 20h, em apenas um dia. O número, segundo os pesquisadores, é considerado muito alto, levando em conta o intervalo de tempo e, principalmente, a época do ano. O normal, conforme o Elat, seria abaixo de 100 raios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Messi coloca em dúvida sua participação na Copa do Mundo de 2026

Pode ou não pode? Condomínio proíbe relações sexuais após as 22h devido a barulho

BR-163

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana

Prometendo preço baixo, Olire chega a MS para disputar com outras canetas emagrecedoras

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Fã japonês voa ao Brasil para conhecer Clayton & Romário: ‘Do outro lado do mundo’

Últimas Notícias

Cotidiano

Ronda Segura: Campo Grande cria programa para reforçar segurança no Centro

Em meio a insegurança crescente vivenciada por consumidores e comerciantes no Centro de Campo Grande, a prefeitura criou o programa “Ronda Segura”, voltado à proteção e apoio às atividades empresariais no centro da cidade. A resolução que institui o programa está publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (5). O programa visa … Continued

Transparência

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Responsável pelo laudo, Ibec recebeu pagamento do próprio Consórcio Guaicurus

Mundo

Putin diz que tropas estrangeiras na Ucrânia seriam ‘alvos legítimos’ antes de acordo de paz

Russo também descartou forças de manutenção de paz na Ucrânia após possível acordo definitivo

Polícia

PF prende suspeito de armazenar material de abuso sexual de crianças e adolescentes em MS

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão