Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Ciclone Bomba’ no sul provoca ‘tempestade elétrica’ com 729 raios em 4h em MS

Além dos ventos de 70 km/h registrados na madrugada desta quarta-feira (1º), em Corumbá, o ‘Ciclone Bomba’ que ocorreu na região sul do país provocou, também, uma tempestade de raios em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), foram 950 raios registrados em Mato Grosso do Sul, sendo que 729 […]
Arquivo -

Além dos ventos de 70 km/h registrados na madrugada desta quarta-feira (1º), em , o ‘Ciclone Bomba’ que ocorreu na região sul do país provocou, também, uma tempestade de raios em Mato Grosso do Sul.

Segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), foram 950 raios registrados em Mato Grosso do Sul, sendo que 729 deles no período entre 16h e 20h desta terça-feira (30).

O número, segundo os pesquisadores do Elat é considerado muito alto, considerando o intervalo de tempo e, principalmente, a época do ano. Então, o normal seria abaixo de 100 raios.

Apesar dos reflexos, a previsão do meteorologista Mamedis Luiz Melo, do Inmet (Instituto Nacional de ), é de que esta quarta-feira não tenha registros de ventos fortes na região.

Além do fenômeno, Mato Grosso do Sul passou a receber influência de uma forte frente fria, que derrubou as temperaturas em cidades da região centro-sul do Estado.

Proteção

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais () fornece algumas orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para acidentes serem evitados durante uma tempestade elétrica. Então veja as principais medidas indicadas pelos especialistas:

  • Durante as tempestades procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios.
  • Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de , tripés e tacos de golfe; empinar pipas.
  • E se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: áreas abertas, campos de futebol, estacionamentos abertos; proximidade de cercas de arame, varais metálicos e árvores isoladas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Faixa de Gaza vive ‘fome generalizada’, com mortes iminentes, alertam especialistas

lula

Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro

campo grande

Bolsonaro diz que irá a motociata, mas não subirá em moto no evento

Merenda licitações

Brasil sai do Mapa da Fome, mas programas sociais devem ser ampliados

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Reino Unido reconhecerá Estado Palestino se Israel não concordar com cessar-fogo, diz Starmer

Últimas Notícias

Cotidiano

Um atrás do outro: Caminhões passam e derrubam fios de internet na Joaquim Murtinho

Primeiro incidente aconteceu com caminhão cegonha e pouco depois, caminhão baú também passou derrubando fios de internet

Mundo

‘Dez dias’: Trump dá ultimato sobre tarifas à Rússia

Norte-americano não deu detalhes sobre tarifas se referirem às sanções secundárias

Polícia

Polícia investiga confronto que terminou com pistoleiro ferido na fronteira

Homens vestidos com coletes da Secretaria Nacional Antidrogas tentaram invadir escritório em Pedro Juan Caballero

Política

Senadores se preparam para conversar com políticos do partido de Trump: ‘Não é demérito Lula ligar’

Tarifas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros iniciam-se a partir desta sexta-feira (1º)