Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Ciclone Bomba’ no sul provoca ‘tempestade elétrica’ com 729 raios em 4h em MS

Além dos ventos de 70 km/h registrados na madrugada desta quarta-feira (1º), em Corumbá, o ‘Ciclone Bomba’ que ocorreu na região sul do país provocou, também, uma tempestade de raios em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), foram 950 raios registrados em Mato Grosso do Sul, sendo que 729 […]
Arquivo -

Além dos ventos de 70 km/h registrados na madrugada desta quarta-feira (1º), em , o ‘Ciclone Bomba’ que ocorreu na região sul do país provocou, também, uma tempestade de raios em Mato Grosso do Sul.

Segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), foram 950 raios registrados em Mato Grosso do Sul, sendo que 729 deles no período entre 16h e 20h desta terça-feira (30).

O número, segundo os pesquisadores do Elat é considerado muito alto, considerando o intervalo de tempo e, principalmente, a época do ano. Então, o normal seria abaixo de 100 raios.

Apesar dos reflexos, a previsão do meteorologista Mamedis Luiz Melo, do (Instituto Nacional de ), é de que esta quarta-feira não tenha registros de ventos fortes na região.

Além do fenômeno, Mato Grosso do Sul passou a receber influência de uma forte frente fria, que derrubou as temperaturas em cidades da região centro-sul do Estado.

Proteção

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais () fornece algumas orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para acidentes serem evitados durante uma tempestade elétrica. Então veja as principais medidas indicadas pelos especialistas:

  • Durante as tempestades procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios.
  • Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas.
  • E se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: áreas abertas, campos de futebol, estacionamentos abertos; proximidade de cercas de arame, varais metálicos e árvores isoladas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Messi coloca em dúvida sua participação na Copa do Mundo de 2026

Pode ou não pode? Condomínio proíbe relações sexuais após as 22h devido a barulho

BR-163

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana

Prometendo preço baixo, Olire chega a MS para disputar com outras canetas emagrecedoras

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Fã japonês voa ao Brasil para conhecer Clayton & Romário: ‘Do outro lado do mundo’

Últimas Notícias

Cotidiano

Ronda Segura: Campo Grande cria programa para reforçar segurança no Centro

O programa pretende priorizar as rondas da GCM e demais forças de segurança para prevenir e reduzir ocorrências que afetem os comerciantes

Transparência

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Responsável pelo laudo, Ibec recebeu pagamento do próprio Consórcio Guaicurus

Mundo

Putin diz que tropas estrangeiras na Ucrânia seriam ‘alvos legítimos’ antes de acordo de paz

Russo também descartou forças de manutenção de paz na Ucrânia após possível acordo definitivo

Polícia

PF prende suspeito de armazenar material de abuso sexual de crianças e adolescentes em MS

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão