Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vítimas de incêndios no Pantanal, animais passam por reabilitação de até 4 meses em Campo Grande

Desde o início do ano, mais de 2,9 milhões de hectares do Pantanal foram consumidas pelo fogo. Como consequência, a fauna e flora da região têm sofrido severas baixas. Muitos dos animais que sofreram nas queimadas são encaminhados para Campo Grande e atualmente, cerca de 17 animais vítimas dessa crise estão no CRAS (Centro de […]
Arquivo -

Desde o início do ano, mais de 2,9 milhões de hectares do Pantanal foram consumidas pelo fogo. Como consequência, a fauna e flora da região têm sofrido severas baixas. Muitos dos animais que sofreram nas queimadas são encaminhados para Campo Grande e atualmente, cerca de 17 animais vítimas dessa crise estão no (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde recebem tratamento hospitalar e preparação para retornar ao seu bioma.

De acordo com o médico veterinário e responsável técnico pelo Cras, Lucas Cazafi, de 37 anos, a maioria dos animais chega a unidade com queimaduras de 1º grau e desidratação. Todo atendimento depende da gravidade e necessidade da cada espécie. “Em suma, são realizados exames de raio-x, hemogramas, fluidoterapia, aplicação de analgésicos para dor e anti-inflamatórios”, explicou.

Segundo o especialista, em média, o tempo de recuperação desses animais pode variar de 3 horas a 4 meses. Lucas que estava realizando salvamento no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, entre e , detalha que tudo depende da reação do animal ao tratamento que recebe. “Na nossa unidade móvel atendemos um Tamanduá Mirim, depois de três horas, ela já demonstrou instinto de defesa e realizamos a soltura”, contextualizou.

Vítimas de incêndios no Pantanal, animais passam por reabilitação de até 4 meses em Campo Grande
Implantes produzidos com impressora 3D (Foto: Leonardo de / Midiamax)

Para ele, o prognóstico de recuperação é favorável, se os animais sobreviverem aos ferimentos, a taxa de retorno à natureza pode ficar em torno de 70%.

Na unidade, nesta terça-feira (22), por motivos de biossegurança, somente o Gavião-asa-de-telha estava acessível para as lentes da reportagem. “Os outros animais estão na maternidade, por motivos de segurança o acesso é restrito, devido ao risco de levar bactérias para o local”.

O local é utilizado para que os animais tenham o menor contato possível com o ambiente que não seja o silvestre e não se contaminem.

Dos animais resgatados do : preá, anta, Jandaia (pássaro), veado, curiango, macaco-Prego, tatu, gato-mourisco e um cateto morreram em Campo Grande por complicações clínicas. Já o Gavião-asa-de-telha, dois filhotes de cateto, um filhote de coruja, dois filhotes de arara, tamanduá mirim e um veado jovem seguem em tratamento.

Obras e Reconhecimento Internacional

Conforme explicado pelo especialista, o Cras é referência internacional em Implantes de bico e implantação de prótese 3D, substituindo a perna de psitacídeos mutilados por peças de plástico. No Brasil, a unidade é pioneira nesse tipo de implante.

Hoje, o centro está em ampliação, com a construção de um novo hospital veterinário, a unidade, contará com centro cirúrgico, raio-x, ultrassom e todo aparelhamento que um hospital convencional apresenta, especializado para animais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

Últimas Notícias

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Polícia

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Um morador chegou a ser amarrado com enforca gato e agredido