Frente fria começa a atuar em nesta terça-feira (30). Em , a estação do Inmet (Instituto Nacional de ) registra rajadas de vento de 59 km/h. Na escala Beaufort, que mede a intensidade dos ventos, as rajadas registradas na Capital estão entre ventos fortes e ventania.

A velocidade do vento assustou morador no Jardim Panorama, João Lucas, que enviou vídeo ao Jornal Midiamax. “Muito vento. Será que vai vir chuva? Será que vai vir frio?”, comentou.

A temperatura promete cair bastante nas próximas horas. Às 13h, a estação marcava 28ºC, mas a previsão é de que a quarta-feira amanheça com 16ºC.

Outra consequência da entrada da frente fria será a chuva. Na Capital, ela deve ocorrer à noite e pode vir acompanhada de trovoadas. Entretanto, as pancadas não deverão trazer grande volume de chuva.

Em Sete Quedas, no extremo sul do Estado, a temperatura que estava em 27ºC no fim da manhã já caiu para 23ºC às 13h.

Ciclone Bomba

Segundo a meteorologia, nesta terça-feira (30) ocorrerá a formação de uma nova onda frontal com ciclone extratropical posicionado ao litoral do Rio Grande do Sul. Assim, como este sistema está próximo à costa litoral sul do Brasil, favorecerá a ocorrência de rajadas de vento.

Então, a formação deste ciclone extratropical é conhecida pelos meteorologistas como “ciclone bomba” e ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai de forma significativa num período de 24 horas e deve atuar com maior intensidade nos estados da Região Sul do Brasil. Apesar do nome assustador, é um fenômeno comum causador de vento como qualquer ciclone.

Próximos dias

Para o primeiro dia de julho, Campo Grande deve amanhecer com temperatura na casa dos 16ºC. A não deve ultrapassar os 20ºC e, à noite, deve esfriar e os termômetros podem marcar 9ºC.

Na região sul, o dia será de céu limpo e muito frio. Por exemplo, em Sete Quedas, a máxima não ultrapassa os 17ºC. Em Dourados, a mínima será de 6ºC e máxima de 19ºC. Já em Ponta Porã, a variação será entre 5ºC e 17ºC.

No Bolsão, segundo o Inmet, o frio será menos intenso. Em Três Lagoas, por exemplo, a máxima será de 22ºC e mínima de 9ºC. Em Paranaíba, os termômetros oscilam entre 12ºC e 23ºC.