O forte calor que faz em neste domingo (19) não impediu os candidatos de formar fila enormes bem antes do horário de abertura dos portões do da SED (Secretaria de Estado de Educação) destinado à formação de banco reserva de temporários. A seleção acontece simultaneamente na Capital e em Dourados.

Um leitor encaminhou um vídeo ao Jornal Midiamax mostrando que uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passou em frente ao local, mas não tendo atendido nenhuma ocorrência diretamente no local da prova. A Fapems (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) destacou que possui uma unidade particular realizando atendimento médico. Alguns professores chegaram a desmaiar por conta da alta temperatura. A prova começa às 15 horas, mas a fila começou a se formar desde o fim da manhã.

A candidata Cleonice Gomes, de 51 anos, atua como professora há 7 anos no ensino público e privado contou à reportagem que está prestando a seleção para dar continuidade no ensino do Estado e afirmou que estudou bastante. “Tem bastante gente concorrendo às vagas, por mais que sejam temporários, mas profissionais estão buscando vagas no mercado”, disse a educadora que chegou a , na Rua Ceará, às 13h30.

A Fapems, organizadora da seleção, está com funcionários ajudando as pessoas que estão tendo dificuldades para encontrarem a sala.

A Polícia Militar está realizando monitoramento para que não haja tumulto no entorno e dentro da instituição de ensino. Apesar do forte calor e dos portões abertos, não foi registrado casos de desmaio ou atendimento médico após a abertura.

Processo seletivo

A jornada de trabalho para o cargo é de até 40 horas semanais e o salário dos professores pode chegar a R$ 4,5 mil. Os candidatos farão a prova escrita e devem entregar a documentação para a avaliação curricular. A prova terá duração de três horas.

Em Campo Grande, as provas serão realizadas na Uniderp da rua Ceará, na Uniderp Agrárias e na Unigran. Em Dourados, as provas serão realizadas na UEMS, Unigran e Anhanguera.

(Matéria atualizada às 16h42 para correção de informação)