Mais um episódio em que a fiação elétrica baixa e sem manutenção causa problemas em Campo Grande. Por volta das 20h de segunda-feira (14), um caminhão atingiu um emaranhado de fios na Rua Yokohama, Vila Palmira. Região ficou sem energia. Câmera de segurança de uma padaria capturou o momento em que o veículo atinge a fiação e provoca um estouro com incêndio na própria fiação.
Pelas imagens é possível visualizar o caminhão carregando uma caçamba passando pela via até o momento em que enrosca na fiação, que arrebenta e provoca um estouro. Os fios estavam enroscados no galho de uma árvore, que também caiu.
O vídeo mostra o estouro e um clarão após o acidente. Veja abaixo:
Problema recorrente
A manutenção da fiação é uma das obrigações da Energisa, a concessionária responsável pela rede em Campo Grande. O caso mais recente aconteceu no mês passado, quando moradores do Bairro Campo Alto, região do Universitário, tiveram que deixar suas casas com medo de um poste cair.
O temor, segundo moradores, era de que a queda puxasse a fiação elétrica, podendo causar um incêndio nas residências.
Situação semelhante aconteceu no Centro, quando um poste torto e com emaranhado de fios ameaçava cair, preocupando moradores. Uma trabalhadora relatou que várias solicitações de manutenção foram feitas para a Energisa. “É muito comum passarem caminhões e quando passam os mais altos, arrancam os fios e a gente fica sem energia”, disse.

O Jornal Midiamax também já noticiou situação em que um pássaro causou um curto-circuito e chegou a deixar um hospital no Centro de Campo Grande sem energia por duas horas.
Em nota, a Energisa informou que o cabeamento de telecomunicações “é responsabilidade das operadoras de telecom, que compartilham dos mesmos postes da Energisa”. A concessionária complementou dizendo que situações de risco, assim que identificadas, devem ser informadas.
Em relação à fiação da Rua Yokohama, a Energisa disse que “está realizando inspeções nos locais indicados e fará a notificação formal às operadoras responsáveis para que façam a manutenção em seu sistema”.
*Atualizada às 12h10 para acréscimo de informações