Os incêndios florestais voltaram a assolar a Serra do Amolar, no de Mato Grosso do Sul. Como parte da vegetação já havia sido queimada, os novos focos representam um grande desafio aos bombeiros. Em vídeo que pode ser conferido no final da reportagem, o 2º sargento Segarini explica as dificuldades em combater as chamas.

Primeiro, ele mostra uma área que foi incendiada pelo subsolo. “Tem uma certa quantidade de matéria orgânica embaixo e essa matéria fica queimando, isso dificulta o combate. Acontece muito acha que extinguiu as chamas, mas está queimando no subsolo”, explicou.

Em outro ponto, o sargento mostra a retirada com motosserra de um tronco que está pegando fogo. “Está pegando fogo nas extremidades, que pode espalhar fuligem para área que ainda não foi queimada”, detalhou.

Em outro trecho, as imagens mostram a dificuldade que os combatentes encontram no local. “Vários galhos, cipós, tronco e o relevo que é bastante ruim para se locomover na mata do Pantanal”.

O vídeo traz ainda imagens de um helicóptero despejando água nos focos de . A medida minimiza a ação do calor e permitir o acesso dos bombeiros, para um combate direto.

Então, o Militar informou que permanecerá no local por tempo indeterminado.

Veja o vídeo: