Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Após ter socorro negado, cacique leva paciente com coronavírus para atendimento

Uma indígena da Aldeia Jaguapiru, diagnosticada com o novo coronavírus, o Covid-19 , teve que ser levada as pressas para o Hospital da Missão Caiua, em Dourados, pelo cacique Ezael Morales. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (3). Segundo Morales, a medida foi necessária porque o Corpo de Bombeiros e o Samu se recusaram […]
Arquivo -

Uma indígena da Aldeia Jaguapiru, diagnosticada com o novo coronavírus, o Covid-19 , teve que ser levada as pressas para o Hospital da ão Caiua, em , pelo cacique Ezael Morales. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (3).

Segundo Morales, a medida foi necessária porque o Corpo de Bombeiros e o se recusaram a entrar na aldeia, alegando falta de equipamentos e também de preparo. Indignado, o cacique gravou um vídeo e postou nas redes sociais denunciando o descaso com a população no Estado.

O cacique fez desabafo pedindo a intermediação do procurador do MPF-MS ( Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) em Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida em relação às dificuldades que estão sendo enfrentadas nas comunidades indígenas localizadas na cidade. “Não somos animais”, reclamou o cacique nas imagens.

Surto nas aldeias de MS

Dourados assumiu nesta terça-feira (2) a liderança em total de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. O município registrou, desde o início da , 339 infectados com o causador da Covid-19, dos quais 19 pacientes, ou 5,6% do total, têm menos de 12 anos. O dado ainda mostra que a pandemia se instalou na cidade entre as camadas mais humildes da população, já que 12 dessas crianças vivem na Reserva Indígena –conhecida pela falta de infraestrutura e a situação de carência em que vivem grande parte de seus moradores.

O volume de crianças que contraíram o vírus em Dourados representa, sozinho, 25% do total em Mato Grosso do Sul. Quando esse recorte é feito para a área das aldeias Jaguapiru e Bororó, aponta-se que a reserva guarda dentro de seus limites 16% das crianças infectadas pelo coronavírus em todo o Estado –praticamente 1 em cada 6.

Os dados são resultado do cruzamento dos microdados do boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na manhã desta terça com informações apuradas pelo Jornal Midiamax junto ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Dourados. O documento traz informações sobre o município de moradia, idade e possíveis comorbidades de cada pessoa que teve a infecção pelo coronavírus confirmada.

Os dados da SES, no entanto, podem já estar defasados: a DSEI já contabiliza nesta terça-feira 74 indígenas portadores da Covid-19 em Dourados, sendo que o Estado apontava 62 em seus levantamentos. Quanto a crianças com menos de 12 anos, são 14 nos dados do Distrito Sanitário –a reportagem considera os dados tabulados pela Secretaria de Estado de Saúde para permitir a comparação com o restante do Estado.

Infectologista da SES e do HUGD (Hospital Universitário da Grande Dourados), Andyane Tetila acompanha a situação do coronavírus na Reserva Indígena. Segundo ela, a alta prevalência de crianças entre os infectados na comunidade, que soma cerca de 15 mil habitantes, deve-se “às particularidades do estilo de vida dos indígenas, somada à vulnerabilidade pela baixa renda e as condições locais”.

Além da infraestrutura local ser considerada precária e do fato de a grande maioria dos moradores ser de baixa renda, a médica lembra que “os moradores da reserva vivem em casas pequenas, em famílias com cerca de 10 pessoas. Vivem com os avós, a cunhada, tias, o marido e a mulher e as crianças. A constituição familiar é grande e geralmente conta com crianças pequenas convivendo com adultos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira