Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Após ter socorro negado, cacique leva paciente com coronavírus para atendimento

Uma indígena da Aldeia Jaguapiru, diagnosticada com o novo coronavírus, o Covid-19 , teve que ser levada as pressas para o Hospital da Missão Caiua, em Dourados, pelo cacique Ezael Morales. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (3). Segundo Morales, a medida foi necessária porque o Corpo de Bombeiros e o Samu se recusaram […]
Arquivo -

Uma da Aldeia Jaguapiru, diagnosticada com o novo coronavírus, o , teve que ser levada as pressas para o Hospital da Missão Caiua, em , pelo cacique Ezael Morales. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (3).

Segundo Morales, a medida foi necessária porque o Corpo de Bombeiros e o se recusaram a entrar na aldeia, alegando falta de equipamentos e também de preparo. Indignado, o cacique gravou um vídeo e postou nas redes sociais denunciando o descaso com a população no Estado.

O cacique fez desabafo pedindo a intermediação do procurador do MPF-MS ( Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) em Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida em relação às dificuldades que estão sendo enfrentadas nas comunidades indígenas localizadas na cidade. “Não somos animais”, reclamou o cacique nas imagens.

Surto nas aldeias de MS

Dourados assumiu nesta terça-feira (2) a liderança em total de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. O município registrou, desde o início da pandemia, 339 infectados com o causador da Covid-19, dos quais 19 pacientes, ou 5,6% do total, têm menos de 12 anos. O dado ainda mostra que a pandemia se instalou na cidade entre as camadas mais humildes da população, já que 12 dessas crianças vivem na Reserva Indígena –conhecida pela falta de infraestrutura e a situação de carência em que vivem grande parte de seus moradores.

O volume de crianças que contraíram o vírus em Dourados representa, sozinho, 25% do total em Mato Grosso do Sul. Quando esse recorte é feito para a área das aldeias Jaguapiru e Bororó, aponta-se que a reserva guarda dentro de seus limites 16% das crianças infectadas pelo coronavírus em todo o Estado –praticamente 1 em cada 6.

Os dados são resultado do cruzamento dos microdados do boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na manhã desta terça com informações apuradas pelo Jornal Midiamax junto ao DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Dourados. O documento traz informações sobre o município de moradia, idade e possíveis comorbidades de cada pessoa que teve a infecção pelo coronavírus confirmada.

Os dados da SES, no entanto, podem já estar defasados: a DSEI já contabiliza nesta terça-feira 74 indígenas portadores da Covid-19 em Dourados, sendo que o Estado apontava 62 em seus levantamentos. Quanto a crianças com menos de 12 anos, são 14 nos dados do Distrito Sanitário –a reportagem considera os dados tabulados pela Secretaria de Estado de Saúde para permitir a comparação com o restante do Estado.

Infectologista da SES e do HUGD (Hospital Universitário da Grande Dourados), Andyane Tetila acompanha a situação do coronavírus na Reserva Indígena. Segundo ela, a alta prevalência de crianças entre os infectados na comunidade, que soma cerca de 15 mil habitantes, deve-se “às particularidades do estilo de vida dos indígenas, somada à vulnerabilidade pela baixa renda e as condições locais”.

Além da infraestrutura local ser considerada precária e do fato de a grande maioria dos moradores ser de baixa renda, a médica lembra que “os moradores da reserva vivem em casas pequenas, em famílias com cerca de 10 pessoas. Vivem com os avós, a cunhada, tias, o marido e a mulher e as crianças. A constituição familiar é grande e geralmente conta com crianças pequenas convivendo com adultos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)