O Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro Mato Grosso do Sul e Grupo TEZ (Trabalho e Estudos Zumbi) realiza nesta sexta (20), às 16h, protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, que foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre.

A manifestação acontece em frente a mesma rede de supermercados de Campo Grande e é intitulada ‘Vidas Negras Importam’.

Assassinato

Dois homens brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra (nesta sexta, 20), mataram João após ele se desentender com uma atendente do supermercado.

Os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança da loja e está em um prédio da Polícia Civil. A investigação trata o crime como homicídio qualificado. O Carrefour e a polícia não divulgaram os nomes dos agressores. 

A Brigada Militar, como é chamada a Polícia Militar no Rio Grande do Sul, informou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado, que fica na Zona Norte da capital gaúcha. A vítima teria ameaçado bater na funcionária, que chamou a segurança.

Ainda não se sabe o que deu início às agressões. “A esposa [da vítima] referiu que eles estavam no mercado fazendo compras, que o marido fez um gesto, que ela não soube especificar, para a fiscal. E ele teria sido conduzido para fora do mercado”, destacou a delegada Roberta Bertoldo, responsável pelas investigações.