Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vans que viajam para interior terão 2 locais para embarque em Campo Grande

Regras para micro-ônibus e vans que operam viagens intermunicipais terão capacidade limitada a 50% dos passageiros
Arquivo -

Agepan (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) e a Prefeitura de estabeleceram novas regras para viagens de 38 micro-ônibus e vans autorizados a operarem linhas intermunicipais do interior para a Capital. A promessa é de medidas de controle mais rigorosas para conter o avanço do novo ().

Entre as normas estão a proibição de vários pontos de parada dentro da cidade, a limitação da capacidade dos veículos a 50% dos assentos e a obrigatoriedade do uso de máscaras durante toda a viagem.

As novas diretrizes ocorrem ao mesmo tempo em que a Prefeitura de Campo Grande amplia a fiscalização para evitar que focos de Covid-19 voltem a aparecer na cidade –atualmente a segunda em volume de casos no Estado, com 434 casos (12 deles computados nesta quarta-feira, 10)– em meio ao aumento de casos no interior.

A cidade retomou barreiras sanitárias e liberou a reabertura da rodoviária para as viagens intermunicipais, desde que sejam seguidas regras de biossegurança. Agora, cuida-se de empresas que não operam no terminal.

As medidas foram finalizadas durante reunião na terça-feira (9) entre representantes da Agepan, Secretaria de Estado de Governo, prefeitura e presidentes das duas cooperativas que agregam os trabalhadores do setor. A agência ainda enviou aos transportadores ofício com as orientações a serem seguidas.

Ayrton Rodrigues, diretor de Transportes da Agepan, adverte que as normas baixadas em maio continuam em vigor para o Estado, devendo ser agregadas agora as determinações para Campo Grande.

O que muda para os micro-ônibus e vans em Campo Grande

Vans e micro-ônibus somente poderão fazer o embarque e desembarque de passageiros na sede das cooperativas. Veículos da Cooptrapte farão o procedimento na Rua Dom Aquino, 694; e os da Coopervans do Pantanal na Rua Barão do Rio Branco, 210.

Os veículos só poderão circular com metade da capacidade de passageiros. Estes ainda deverão ter a temperatura medida antes do embarque e logo depois do desembarque, além de serem obrigados a usar máscaras durante todo o trajeto.

Os responsáveis pelo transporte devem coletar dados de todos os passageiros em formulário elaborado pela Vigilância Sanitária, para apontar informações pessoais e o itinerário. Aqueles que apresentarem febres ou sinais gripais devem ter a situação reportada para serem monitorados.

O descumprimento às normas pode levar à apreensão do veículo e multa aos operadores. Atualmente, há 62 operadores autônomos em vans no transporte rodoviário intermunicipal, sendo 38 deles em linhas que operam para Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

A vítima ficou presa às ferragens

Cotidiano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Chamas foram contidas, mas vento fez com que o fogo voltasse no local

Polícia

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

A vítima estava na companhia do irmão

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital