Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vans que viajam para interior terão 2 locais para embarque em Campo Grande

Regras para micro-ônibus e vans que operam viagens intermunicipais terão capacidade limitada a 50% dos passageiros
Arquivo -

(Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) e a Prefeitura de estabeleceram novas regras para viagens de 38 micro-ônibus e vans autorizados a operarem linhas intermunicipais do interior para a Capital. A promessa é de medidas de controle mais rigorosas para conter o avanço do novo (Covid-19).

Entre as normas estão a proibição de vários pontos de parada dentro da cidade, a limitação da capacidade dos veículos a 50% dos assentos e a obrigatoriedade do uso de máscaras durante toda a viagem.

As novas diretrizes ocorrem ao mesmo tempo em que a Prefeitura de Campo Grande amplia a para evitar que focos de Covid-19 voltem a aparecer na cidade –atualmente a segunda em volume de casos no Estado, com 434 casos (12 deles computados nesta quarta-feira, 10)– em meio ao aumento de casos no interior.

A cidade retomou barreiras sanitárias e liberou a reabertura da rodoviária para as viagens intermunicipais, desde que sejam seguidas regras de biossegurança. Agora, cuida-se de empresas que não operam no terminal.

As medidas foram finalizadas durante reunião na terça-feira (9) entre representantes da Agepan, Secretaria de Estado de Governo, prefeitura e presidentes das duas cooperativas que agregam os trabalhadores do setor. A agência ainda enviou aos transportadores ofício com as orientações a serem seguidas.

Ayrton Rodrigues, diretor de Transportes da Agepan, adverte que as normas baixadas em maio continuam em vigor para o Estado, devendo ser agregadas agora as determinações para Campo Grande.

O que muda para os micro-ônibus e vans em Campo Grande

Vans e micro-ônibus somente poderão fazer o embarque e desembarque de passageiros na sede das cooperativas. Veículos da Cooptrapte farão o procedimento na Rua Dom Aquino, 694; e os da Coopervans do Pantanal na Rua Barão do Rio Branco, 210.

Os veículos só poderão circular com metade da capacidade máxima de passageiros. Estes ainda deverão ter a temperatura medida antes do embarque e logo depois do desembarque, além de serem obrigados a usar máscaras durante todo o trajeto.

Os responsáveis pelo transporte devem coletar dados de todos os passageiros em formulário elaborado pela Vigilância Sanitária, para apontar informações pessoais e o itinerário. Aqueles que apresentarem febres ou sinais gripais devem ter a situação reportada para serem monitorados.

O descumprimento às normas pode levar à apreensão do veículo e multa aos operadores. Atualmente, há 62 operadores autônomos em vans no transporte rodoviário intermunicipal, sendo 38 deles em linhas que operam para Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PGR pede condenação de acusados pelo assassinato de Marielle Franco

Policiais e guardas passam por capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

INSS vai ressarcir aposentados e pensionistas com valores corrigidos pela inflação

Carreta carregada de soja tomba e carga fica espalhada na divisa entre MS e SP

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

‘Grande amigo do Brasil’: governo Lula lamenta a morte de Pepe Mujica

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cia Cisco traz espetáculo inédito a Campo Grande no próximo fim de semana

Cia. de teatro de São Paulo apresenta gratuitamente o premiado espetáculo "Huma/"

Política

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Antigos gestores irão responder as perguntas da CPI, que investiga possíveis irregularidades no contrato bilionário de concessão

Cotidiano

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Local terá feira criativa e apresentações culturais nesta quarta-feira (14), a partir das 17h

Política

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

Prefeitura Municipal informou que acionou a polícia para que caso seja investigado