Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vale do Ivinhema vê número de casos de coronavírus dobrar em junho

Região de 10 municípios tem 105 casos positivos de coronavírus; Ivinhema, que apareceu nas estatísticas no fim de maio, lidera em infecções.
Arquivo -

Formada por 10 municípios, a região do Vale do , no leste de , precisou de 21 dias para dobrar o volume de casos de coronavírus colecionados em pouco mais de dois meses. A região, palco das primeiras mortes pela no Estado, chegou a 105 infecções em 8 cidades –até aqui, duas “escaparam” da pandemia.

A região que leva o nome de um de seus principais rios –que também batiza um dos municípios mais importantes– é formada por Anaurilândia, , Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu, conforme o Mapa do Território da Cidadania do Governo Federal. Anaurilândia e Santa Rita, até aqui, seguem sem registros de infectados.

Até 30 de maio, eram pouco mais de 50 casos na região, valor que chegou a 105 no boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) neste domingo (21) –com 3 casos no Vale do Ivinhema, em Batayporã, Ivinhema e Nova Andradina. Quatro pessoas morreram da doença na região.

O primeiro caso na região foi registrado em uma paciente de Batayporã –de onde também saíram dois casos em sequência. Em 31 de março e 8 de abril, o município relatou os dois primeiros óbitos do Estado. Logo, funcionários do da vizinha Nova Andradina –as cidades são separadas por cerca de 6 quilômetros– que tratou pacientes relataram contágio.

Apesar de as duas cidades serem as primeiras da região a aparecerem nas estatísticas estaduais –seguidas a partir de 20 de abril por Bataguassu–, nenhuma delas é a primeira colocada em casos confirmados da doença.

O posto pertence a Ivinhema, com 25 infectados e onde a Covid-19 desembarcou apenas em 25 de maio. Isto é, em menos de um mês, a cidade de pouco mais de 23 mil habitantes apresentou seu primeiro contagiado e viu a doença se disseminar. A incidência local é de 107,8 casos por 100 mil habitantes.

Nova Andradina relata ter 21 casos e Bataguassu, 20. Na sequência aparece Brasilândia, onde uma festa familiar terminou com dois óbitos, registrados nos dias 13 e 18 de maio, com 16 casos. Batayporã informou 10 casos. Novo Horizonte do Sul –outro município a estrear recentemente nas estatísticas– tem 8 casos, ante 4 de Angélica. Por fim, com apenas um relato em 23 de maio, Taquarussu totalizou um caso.

Neste domingo, Mato Grosso do Sul confirmou mais de 5 mil casos positivos de Covid-19, com 47 mortes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Últimas Notícias

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu