Mais um fim de semana está chegando. Apesar de ter passado por diversas flexibilizações durante as últimas semanas, algumas regras continuam valendo. Para você não se perder, confira o que pode e o que não pode.

– Esta semana, uma das mudanças decretadas foi nos ônibus. A prefeitura revogou medida que permitia o embarque de apenas 50% dos passageiros. Com isso, os usuários poderão embarcar pela porta traseira dos veículos. Os terminais já estão funcionando até às 23h30.

Toque de recolher – A circulação de pessoas e o funcionamento de bares e restaurantes estão liberados, sem restrição de horário. O último decreto em vigor determinava o confinamento a partir da 1h até 5h.

Bares, restaurantes e casas noturnas – entretanto, para quem quer sair na noite e frequentar algum estabelecimento, ainda é necessário cumprir outras exigências para evitar o coronavírus. Entre elas estão: uso de máscara, distanciamento social e capacidade máxima de 50% da lotação do empreendimento.

Festas e eventos – ainda, está liberada a realização de eventos como casamentos e festas. Porém, também estão sujeitos a algumas regras como lotação máxima de 50% da capacidade, distanciamento de mesas, uso de máscara e desinfecção com álcool em gel. Também, o consumo de alimentos e bebidas ficará restrito apenas aos espaços das lanchonetes e restaurantes existentes no local, que devem seguir as regras específicas de biossegurança.

Shows – está vedada a realização de apresentações em que não seja possível manter o distanciamento social mínimo de 1,5m e recomenda-se que as atividades sejam realizadas em locais abertos ou arejados. Também está vedada a disponibilização de pistas de , assim como a prática de dança pelas pessoas presentes no local.

Cinemas – outra diversão do campo-grandense está liberada: os cinemas. Assim, as três redes de cinema que operam na cidade já retomaram a exibição de filmes. O decreto que liberou o retorno dessa atividade libera o consumo de lanches dentro das salas, mas determina distanciamento de 1,5m entre poltronas (exceção para os espectadores que morem na mesma casa), uso de máscara, lotação máxima de 50% da capacidade e desinfecção das salas entre uma sessão e outra.

Clubes – Para aqueles que desejam se refrescar na piscina, a prefeitura também já liberou as atividades em clubes. O uso de saunas está liberado, desde que seu uso seja de forma individual. Fiscais devem garantir o distanciamento de 1,5m entre os frequentadores, controlar fluxo de usuários nos banheiros para evitar e consumo de bebidas e alimentos liberados somente nos espaços de lanchonete ou restaurante dos clubes.

Por fim, vale ressaltar que Campo Grande ainda está sob a pandemia do coronavírus e que todas as medidas de biossegurança devem ser cumpridas, para evitar a disseminação do vírus.