Com surto do novo coronavírus, a cidade de , distante 225 quilômetros de Campo Grande, abriu agendamento para testes rápidos no drive thru e logo os horários foram preenchidos, de acordo com o secretário de Estado de Saúde . Nesta sexta-feira (29), ele informou que vai ampliar a quantidade de testes na cidade a partir da próxima semana.

“Abrimos a agenda nesta sexta e as vagas já acabaram. Já conversamos com o Corpo de Bombeiros e vamos ampliar o número de testes rápidos. Queremos dar segurança para a população. Todo mundo que tiver indicação para ser testado vai ser testado em . O cidadão vai ter acesso a esse teste”, garantiu.

O secretário lembra que é preciso que quem testou positivo cumpra rigorosamente o isolamento domiciliar de 14 dias para evitar contaminar a população. “Uma pessoa contaminada chega a infectar 38 em Mato Grosso do Sul. É muita gente. Fique em casa. Se teve contato com quem foi contaminado, procure a unidade de saúde, ligue para se informar antes. A gente precisa barrar esse surto”, alertou.

Resende também reiterou que, por conta da demanda, a JBS/Seara estão auxiliando na compra de testes rápidos e devem encaminhar os exames para análise em laboratórios particulares. Todos os mais de 4 mil funcionários das unidades da região serão testados.

Dourados

A cidade de Dourados registra nesta sexta-feira (29) 236 positivos para o novo coronavírus, com a 10ª maior incidência do em Mato Grosso do Sul, com 105,9 doentes para cada 100 mil habitantes. Cerca de 60% dos internados no Estado são da região.

O município tem 448 casos em encerramento na secretaria municipal de Saúde. Ou seja, o número de infectados a ser confirmado pode ser ainda maior.

A cidade tem 34 pessoas recuperadas, com 117 em isolamento domiciliar e 2 internados em UTI. Os demais casos confirmados não estão detalhados nos microdados do boletim epidemiológico.  São 15 crianças de 0 a 9 anos, 12 de 10 a 19 anos, 63 de 20 a 29 anos, 69 de 30 a 39 anos, 43 pessoas de 40 a 49 anos, 23 de 50 a 59 anos e 11 maiores de 60 anos.

Vagas para testes rápidos de coronavírus acabam em Dourados e Saúde amplia agendamento