Com objetivo de combater o crime organizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e , foi assinado nesta quinta-feira (22), um acordo de cooperação entre o Instituto de Relações Internacionais da de São Paulo e o Ministério da Justiça, que dará início a um programa de capacitação para ás polícias dos três países, que trabalham na fronteira.

O curso terá início no dia 2 de dezembro de 2020, com duração de um mês e meio, através de aulas online, com a meta de reunir 500 policiais dos três países. O objetivo é reduzir a falta de alinhamento entre as instituições que lidam com o controle do comércio de produtos falsificados e contrabandeados, reforçar os termos de cooperação entre os Poderes Judiciários e promover a troca de inteligência e a capacidade operacional entre os participantes.

O programa do curso aborda o funcionamento do crime organizado, o processo que vai além das fronteiras nacionais dos mercados ilícitos e a estrutura operacional dos principais mercados ilegais na região. As aulas serão ministradas pelos professores do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, que já promovia treinamentos por meio de parceria com agências multilaterais de cooperação, como Organização dos Estados Americanos e Organização das Nações Unidas.

De acordo com Leandro Piquet Carneiro, um dos coordenadores do programa e professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, a assinatura do convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai expandir a abrangência da capacitação. O acordo foi possível em razão do incentivo do PMI IMPACT, uma iniciativa global criada pela Philip Morris International (PMI), com o objetivo de financiar programas de combate ao comércio ilegal e crimes relacionados.

O projeto da Universidade de São Paulo foi um dos dois trabalhos brasileiros escolhidos, entre 29 iniciativas originárias de outros 22 países da Europa, Europa Oriental, , Ásia, Américas do Norte e do Sul. Eles representam um amplo conjunto de setores, incluindo think tanks, instituições acadêmicas, universidades e autoridades policiais, que receberam um total de US$ 20 milhões para implementação dos projetos.

“O PMI IMPACT traz um grande estímulo à inovação. Para as universidades, é importante porque nos aproxima dos agentes públicos que estão atuando diretamente na gestão de um complexo problema internacional. Tenho certeza que essa troca vai proporcionar a produção de um conhecimento importante para a realidade dos países envolvidos”, afirma Leandro.

O lançamento do acordo foi feito nesta quinta-feira (22), em uma cerimônia virtual, com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Instituto de Relações Internacionais da USP, da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie de São Paulo e do programa PMI IMPACT, financiador do curso.