Durante esta pandemia do novo coronavírus, várias Fake News foram espalhadas pelo país. Diante disto, diversas universidades públicas do Brasil estão engajando pesquisas e criando aplicativos para ajudar na prevenção e informação correta sobre o Covid-19.
Conforme a Agência Brasil, um dos aplicativos é o projeto CheckCorona, criado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo. Através do WhatsApp, o programa disponibiliza um atendente automático inteligente que fornece informações e orienta pacientes sobre os sintomas do vírus, realizando uma espécie de pré-triagem.
Outra pesquisa acontece na Universidade Federal de Santa Catarina, com o aplicativo CovidApp, onde o usuário descobre se teve contato com um paciente infectado, anexando dados de pessoas que possa ter encontrado ou estado junto.
Para fazer isso, o app permite que profissionais de saúde marquem os smartphones de pessoas apontando-as como infectadas ou suspeitas. Assim, se uma pessoa tiver o aplicativo, este sinalizará quando tiver contato com o paciente infectado utilizando uma conexão por bluetooth para “ler” a marcação feita pelo profissional de saúde.