Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS vai montar laboratório para analisar exames de coronavírus

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar um laboratório para analisar casos de coronavírus, causador da Covid-19, no bloco 9 da Famed (Faculdade de Medicina), em Campo Grande. Desde abril a UFMS vem ajudando nas ações de enfrentamento ao coronavírus, inclusive analisando amostras colhidas para detecção da doença no Drive-thru instalado […]
Arquivo -

A UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar um laboratório para analisar casos de , causador da Covid-19, no bloco 9 da Famed (Faculdade de Medicina), em .

Desde abril a UFMS vem ajudando nas ações de enfrentamento ao coronavírus, inclusive analisando amostras colhidas para detecção da doença no Drive-thru instalado no que são enviadas para o Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Com isso, até o momento a já foram realizados pela universidade a análise de 6.415 exames de RT-qPCR, com 492 resultados positivos para Covid-19.

Portanto os investimentos para a implantação do laboratório, onde serão colocados os equipamentos que já existem no local, garantirão também a execução de ações de assistência e pesquisas científicas que contam, inclusive, com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Análises

Na UFMS as amostras são analisadas em duas etapas. A primeira no LabDIP (Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias) da Famed, onde são cadastradas, conferidas e submetidas à extração do material genético.

“É um laboratório moderno e equipado para realizar as atividades de pesquisa em saúde e, atualmente, está sendo utilizado para o diagnóstico da Covid-19”, destaca o diretor da Famed Marcelo Villela.

Mas com o aumento de casos, a universidade decidiu por investir na implantação de um laboratório especifico para análises de casos da covid-19

De acordo com o diretor, professores e pesquisadores da Universidade e da Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul vêm trabalhando desde abril nas análises. “Atuam no local professores, técnicos e estudantes de pós-graduação da área da saúde da Universidade e com o aumento da demanda se fizeram necessários investimentos a fim de tornar as atividades mais eficientes”, comenta o Vilela.

Além dos exames para diagnóstico da Covid-19, os investimentos na nova unidade devem garantir a execução de ações de assistência e pesquisas científicas que contam, inclusive, com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

De acordo com o pró-reitor de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros as adequações no bloco 9 da Famed, onde será instalado o Laboratório, devem ser feitas o mais rápido possível pela empresa já contratada.

Dentre as melhorias a serem implementadas estão adequações no projeto arquitetônico, com a divisão do laboratório em salas específicas para recebimento de amostras, paramentação, extração, distribuição, entre outras; instalação de gerador e caixa separadora, e adequações nas instalações elétricas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza