Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS vai montar laboratório para analisar exames de coronavírus

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar um laboratório para analisar casos de coronavírus, causador da Covid-19, no bloco 9 da Famed (Faculdade de Medicina), em Campo Grande. Desde abril a UFMS vem ajudando nas ações de enfrentamento ao coronavírus, inclusive analisando amostras colhidas para detecção da doença no Drive-thru instalado […]
Arquivo -

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar um laboratório para analisar casos de , causador da Covid-19, no bloco 9 da Famed (Faculdade de Medicina), em .

Desde abril a UFMS vem ajudando nas ações de enfrentamento ao coronavírus, inclusive analisando amostras colhidas para detecção da doença no Drive-thru instalado no Corpo de Bombeiros que são enviadas para o Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Com isso, até o momento a já foram realizados pela universidade a análise de 6.415 exames de RT-qPCR, com 492 resultados positivos para Covid-19.

Portanto os investimentos para a implantação do laboratório, onde serão colocados os equipamentos que já existem no local, garantirão também a execução de ações de assistência e pesquisas científicas que contam, inclusive, com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Análises

Na UFMS as amostras são analisadas em duas etapas. A primeira no LabDIP (Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias) da Famed, onde são cadastradas, conferidas e submetidas à extração do material genético.

“É um laboratório moderno e equipado para realizar as atividades de pesquisa em saúde e, atualmente, está sendo utilizado para o diagnóstico da Covid-19”, destaca o diretor da Famed Marcelo Villela.

Mas com o aumento de casos, a universidade decidiu por investir na implantação de um laboratório especifico para análises de casos da covid-19

De acordo com o diretor, e pesquisadores da Universidade e da Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul vêm trabalhando desde abril nas análises. “Atuam no local professores, técnicos e estudantes de da área da saúde da Universidade e com o aumento da demanda se fizeram necessários investimentos a fim de tornar as atividades mais eficientes”, comenta o Vilela.

Além dos exames para diagnóstico da Covid-19, os investimentos na nova unidade devem garantir a execução de ações de assistência e pesquisas científicas que contam, inclusive, com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

De acordo com o pró-reitor de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros as adequações no bloco 9 da Famed, onde será instalado o Laboratório, devem ser feitas o mais rápido possível pela empresa já contratada.

Dentre as melhorias a serem implementadas estão adequações no projeto arquitetônico, com a divisão do laboratório em salas específicas para recebimento de amostras, paramentação, extração, distribuição, entre outras; instalação de gerador e caixa separadora, e adequações nas instalações elétricas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil