Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS usa laboratório acadêmico para auxiliar pesquisa do coronavírus em MS

No enfrentamento contra o Covid-19, o novo coronavírus, muitas universidades estão com as aulas suspensas no país e em Campo Grande, não é diferente. No Brasil, das 110 instituições federais de ensino no país, contando Universidades e Institutos Federais, apenas três permanecem com atividades normais ou parciais, sendo a UFMS e os institutos do Sul […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação UFMS)
(Foto: Divulgação UFMS)

No enfrentamento contra o Covid-19, o novo coronavírus, muitas universidades estão com as aulas suspensas no país e em Campo Grande, não é diferente. No Brasil, das 110 instituições federais de ensino no país, contando Universidades e Institutos Federais, apenas três permanecem com atividades normais ou parciais, sendo a e os institutos do Sul de Minas e de Tocantins.

Em todo o país, cerca de 2 milhões de estudantes das instituições federais estão sem aulas. Contando com professores e técnicos, o total é de 2,29 milhões de pessoas com atividades suspensas.

O MEC publicou nesta quinta-feira (26) no portal, clicando aqui, um painel para monitorar e acompanhar o impacto do coronavírus nas Universidades e nos Institutos Federais do Brasil. Das 69 Universidades Federais do Brasil, 68 estão com atividades suspensas, e no Brasil somente os alunos da UFMS estão tendo aulas, tendo sido substituídas as aulas presenciais por Estudos Dirigidos a distância, usando-se o ambiente virtual e outras ferramentas de tecnologia de informação e comunicação para que suas atividades acadêmicas não sejam interrompidas. Os servidores estão mantendo atividade na modalidade teletrabalho, realizando suas atividades normalmente, ressalvados os serviços essenciais.

No Estado de Mato Grosso do Sul, as instituições UFMS, UEMS, UCDB e substituíram as atividades de ensino presenciais por atividades remotas. Já a UFGD e o paralisaram suas atividades de ensino fechando suas portas.

A UFMS tem respeitado o isolamento social determinado pelo Ministério da Educação, mas vem colaborando com o enfrentamento do Covid-19, juntamente com o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian em Campo Grande que está se organizando junto com os estudantes de medicina e os médicos da Faculdade de Medicina e outros professores da área de saúde no acolhimento das pessoas com Covid-19.

Assim, a UFMS segue todas as recomendações do Cômite Operativo de Emergência (COE), mantém o funcionamento e tem contribuído para o enfrentamento da Covid-19. Pesquisadores, técnicos e estudantes de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Nova Andradina, , , Chapadão do Sul, Aquidauana e Ponta Porã têm trabalhado em vários projetos com a comunidade, prefeitura e governo do estado colocando laboratórios e pesquisas a disposição.

Por exemplo, em Campo Grande, na UFMS vem sendo produzido álcool etílico 77% e álcool etílico glicerinado 80% para abastecer o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e outras instituições públicas do estado, e está mobilizando diversas instituições, públicas ou privadas, na doação de insumos e voluntários. Também está sendo produzido suportes de máscaras para auxiliar nos equipamentos de proteção, está mobilizando laboratórios para diagnóstico do coronavirus.

A UFMS também está construindo um Banco de Voluntários e Projetos para o enfrentamento do Covid-19. Um cadastro de professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação ou de pós-graduação, egressos, residentes e colaboradores terceirizados interessados em atuar como voluntários no enfrentamento dos desafios vividos pela sociedade sul-mato-grossense em função da pandemia Covid-19. A criação de uma plataforma de projetos, ideias e ações de pesquisa, extensão e inovação tecnológica de baixo custo e alto impacto está sendo criada para o combate à pandemia.

A UFMS oferece também toda sua infraestrutura, laboratórios e equipamentos na Cidade Universitária, em Campo Grande, para as autoridades de saúde do Governo do Estado e de Campo Grande:

  1. Morenão, maior estádio universitário da América Latina, para montagem de tendas de unidades de apoio à triagem, ao acolhimento, ao acompanhamento e, se necessário, ao tratamento de pacientes do Estado de Mato Grosso do Sul; alojamentos ou residências provisórias para profissionais de saúde; ou outras demandas necessárias;
  2. Alojamento reservado para 30 homens e 30 mulheres na Cidade Universitária em Campo Grande, em especial, neste momento já liberamos para toda equipe da saúde do Humap/Ebserh;
  3. Hospital Veterinário como local para adaptação para internações e de atenção à saúde;
  4. Laboratórios de tecnologia da área de farmácia para a produção de álcool gel e/ou glicerinado;
  5. Laboratórios compatíveis na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição para testagem de casos da Covid-19; e
  6. ​Cozinha-escola na Cidade Universitária em Campo Grande para preparo e/ou fornecimento de refeições para profissionais de saúde.
    Interessante ter depoimento de algum secretario de município de campo grande ou de estado na área de saúde ou educação para mostrar a importância da UFMS neste momento difícil de guerra do Mato Grosso do Sul e do Brasil.
    Mais informações poderão ser encontradas no portal da UFMS, clicando aqui, com as portarias e as informações sendo realizadas no combate ao Covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro da Defesa terá de explicar a razão pela qual autorizou uso de avião da FAB para o transporte de Janja

cpi bets

[ BASTIDORES ] Nem clima quente na CPI barrou ‘follow’

Grupo criminoso do ‘tribunal do crime’ que fez três vítimas em MS é preso pela polícia

Motociclista foge a 100 km/h e perseguição termina em acidente com viatura no Universitário 

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Derrota

Últimas Notícias

Polícia

Carro de namorado preso por desaparecimento de mulher em MS tinha vestígios de sangue

Bombeiros fazem buscas por Thácia que teria caído no Rio Aporé

Le Blog Maria Antonia

Zara celebra 50 anos com 50 supermodelos em campanha icônica

Zara lançou a campanha “50 Years, 50 Icons”, reunindo 50 supermodelos de diferentes gerações em um vídeo dirigido pelo renomado fotógrafo Steven Meisel. A campanha apresenta as modelos dublando a icônica música “I Feel Love” de Donna Summer, vestindo peças da nova coleção da marca.as brasileiras, Adriana Lima e Carol Trentini participaram de campanha No … Continued

Le Blog Maria Antonia

De Niro critica Trump ao receber Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Robert De Niro recebeu Palma de Ouro honorária em Cannes 2025. No Festival de Cannes 2025, Robert De Niro, de 81 anos, foi homenageado com a Palma de Ouro honorária, entregue por Leonardo DiCaprio. Durante a cerimônia de abertura, na Riviera Francesa, os atores celebraram com um beijo e um abraço no palco. Crítico implacável … Continued

Le Blog Maria Antonia

Gérard Depardieu é condenado a 18 meses de prisão por agressões sexuais

O ator francês foi julgado culpado por agressão sexual contra uma figurinista e uma assistente de direção do filme “Les Volets Verds”, que gravou em 2021. O ator francês foi condenado a 18 meses de prisão. Elle não será preso imediatamente, mas já terá seu nome incluído no cadastro de criminosos sexuais da França. Depardieu … Continued