A UFMS ( Federal de ), lançou, nesta quinta-feira (1°), em conjunto com outras universidades públicas do país, uma pesquisa que avalia o impacto da de coronavírus na rotina de servidores e acadêmicos.

O objetivo é reunir informações para estudos sociáveis e de como o estilo de vida das pessoas foi alterado com as medidas de prevenção, como o pedido de isolamento domiciliar, afastamento das atividades em grupo, mudança de hábitos e rigorosidade em higiene.

“Essa pesquisa envolve a análise do estilo de vida a partir de cinco atividades centrais: atividade física, alimentação, controle de estresse, relacionamento e comportamentos preventivos. Em cada um desses itens existem questões no questionário para serem avaliadas e respondidas pelos voluntários”, disse o coordenador da pesquisa, professor Dirceu Silva.

Será necessário a participação de 400 pessoas das universidades federais da Bahia, Alagoas, Minas Gerais e Paraná.

A pesquisa irá ajudar em ações e estudos em casos de futuras pandemias. O questionário pode ser respondido até o dia 10 de outubro e o resultado será divulgado em 2021.

Os resultados poderão ser utilizados por instituições de ensino superior no Brasil, e será fundamental para guiar ações principalmente após a atual pandemia ou em caso de pandemias futuras.