Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS estuda substâncias de escorpiões de MS como antibactericida de infecções graves

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), está pesquisando sobre os fluindos e veneno de duas espécies de escorpiões comuns no Estado. As substâncias podem ter efeito antibactericida contra bactérias perigosas, como as que causam infecções: pneumonia, infecções da válvula cardíaca e infecções ósseas. De acordo com os cientistas, as espécies em análise […]
Arquivo -

A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), está pesquisando sobre os fluindos e veneno de duas espécies de escorpiões comuns no Estado. As substâncias podem ter efeito antibactericida contra bactérias perigosas, como as que causam infecções: pneumonia, infecções da válvula cardíaca e infecções ósseas.

De acordo com os cientistas, as espécies em análise são os Tityus serrulatus, conhecido como esporião amarelho e Tityus paraguayensis, endêmico no Estado. Com poucos estudos relacionados aos animais, o objetivo é saber se há na peçonha (substância tóxica) e hemolinfa (fluido corporal), atividades antimicrobianas.

“As peçonhas e hemolinfa de animais são ferramentas importantes para a realização de estudos bioquímicos, fisiológicos e patológicos, bem como para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos e farmacêuticos. Vimos que esses animais têm alguma atividade contra bactérias, mas ainda precisamos refazer os testes para poder confirmar realmente esses resultados”, diz o professor Malson Neilson de Lucena.

A primeira fase de testes identificou atividade antibactericida para a bactéria Staphylococcus aureus, que pode causar infecções simples e até graves. “Usamos um sangue artificial, sintético, e agora vamos submeter ao Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos”, explicou.

Estudos em

Os estudos de casos começaram em 2008 a 2017, onde apontou que os registros de acidentes com escorpiões aumentavam em Campo Grande. A pesquisa também relaciona o que causa a incidência de picadas em períodos do ano. São cerca de 16 espécies no Estado catalogadas no Estado.

“Pensei em fazer uma cartilha para a população, porque existe muita confusão no reconhecimento das espécies e nem todas são peçonhentas. Alertar, por exemplo, que não adianta jogar veneno, porque são resistentes, conseguem fechar as cavidades do seu pulmão para não inalar”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1866 – Homens de Corumbá são deportados para Assunção

Mulher é encontrada morta em lago de distrito de Fátima do Sul e polícia investiga circunstâncias

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete em MS

Últimas Notícias

Polícia

Premeditação: Ex de Cinira armou emboscada e a matou com 5 facadas após vítima assumir namoro

Anderson Aparecido atentou contra a própria vida após matar Cinira

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas e levantam rumores de romance

Os rumores de um possível romance entre Tom Cruise e Ana de Armas ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens, registradas no último fim de semana, só vieram a público nesta semana, e desde então têm movimentado os fãs nas … Continued

Bastidores

[ BASTIDORES ] Fim do recesso traz dúvidas sobre nova CPI

Dono de jingle famoso deixou presidência do partido após décadas

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Tribunal Constitucional da Itália divulgou decisão de tema importante sobre o benefício de cidadania por direito de sangue

A nova decisão não muda nada na lei recentemente aprovada pelo Parlamento