Uems (Universidade Estadual de ) prepara a abertura de para pelo menos 400 vagas em cursos EaD (Ensino à Distância) de licenciatura em Pedagogia e Ciências Sociais.

As oportunidades serão distribuídas nos polos de Água Clara, Aparecida do Taboado, Camapuã, Coxim, , Rio Brilhante, Bataguassu, , Costa Rica, Miranda, e São Gabriel do Oeste.

Segundo editais já publicados pela Uems, será possível pleitear as vagas com os resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos 5 anos, ou via notas obtidas no último ano do Ensino Médio nas disciplinas de Português e .

A oferta dos cursos pretende fomentar o acesso ao Ensino Superior, bem como incentivar a formação de professores sem licenciatura. A oportunidade é fruto de parceria da Uems com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Das vagas, 20% são reservadas para candidatos negros, 10% para indígenas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul e 10% para professores da rede pública de ensino. Neste último caso, o professor deve estar em exercício, mas não ter formação superior ou na área em que atua. Já os postulantes à cota para negros e indígenas devem ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e poderão ser feitas de 6 a 15 de novembro, na página da Uems. O e-mail [email protected]br está disponível para dúvidas.