Pular para o conteúdo
Cotidiano

UEMS formaliza acordo de concessão para implantar observatório do corredor bioceânico

A UEMS (Universidade Estadual de Mato grosso do Sul) formalizou acordo de concessão da Escola Agrícola do município de Guia Lopes da Laguna, com vigência de 20 anos, para futura instalação de um polo vinculado ao observatório do corredor bioceânico, que integra a Rota de Integração Latino-Americana (RILA).  A iniciativa foi de um vereador do […]
Arquivo -

A UEMS (Universidade Estadual de Mato grosso do Sul) formalizou acordo de concessão da Agrícola do município de , com vigência de 20 anos, para futura instalação de um polo vinculado ao observatório do corredor bioceânico, que integra a Rota de Integração Latino-Americana (RILA). 

A iniciativa foi de um vereador do município em 2018 e, além deste uso exponencial, a parceria também vai fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão utilizando a estrutura predial da escola cedida para receber acadêmicos, e técnicos da UEMS com projetos e pesquisas que visem atender as demandas da população.

Segundo o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, a ampliação da estrutura física da UEMS no Estado, que ocorre com a cedência da Escola Agrícola em Guia Lopes da Laguna, fortalece a interiorização, que sempre foi um dos eixos da  universidade. “Essa cessão também viabiliza a oportunidade de continuarmos a ofertar uma pública e de qualidade, impactando positivamente a sociedade do Estado, em particular o povo lagunense”.

O coordenador da Rota de Integração Latino-Americana, Ruberval Maciel, informou que o projeto exponencia o processo de estreitamento dos laços com outros países de nosso continente, seja econômica, econômico-financeira ou de logística. “Pretendemos tornar a UEMS protagonista nestes debates, costurando subsidiando estudos e direcionamentos a uma rede importante dos países da América do Sul. Temos o cadastro de 140 pesquisadores neste projeto”, afirmou.

Município

Guia Lopes da Laguna foi a primeira cidade dentro da rota bioceânica a efetivar parceria com a UEMS. A Universidade, nas palavras do coordenador da RILA, dará suporte ao município e região objetivando subsidiar, por meio de estudos, projetos que impactem positivamente a vida da população.

Nesta semana, o reitor e demais integrantes da equipe da UEMS também fizeram levantamentos das potencialidades a serem trabalhadas, mediante visita técnica à Escola Agrícola municipal. 

Dentre as potencialidades de desenvolvimento de ações que visem ampliação e fortalecimento desta parceria, foram traçados cinco eixos estratégicos: I) Direito, Inovação e Integração; Educação, II) Cultura, Educação e Impactos Sociais; III) Turismo, Gestão e sustentabilidade; IV) Saúde e Fronteira e Território e V) Negócios e Transporte

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente