A UEMS ( Estadual de ) em conjunto com a UAB (Universidade Aberta do Brasil) está com as inscrições para o processo seletivo nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Ciências Sociais, na modalidade Educação a Distância (EaD). As inscrições vão até 15 de novembro e são mais de 400 vagas disponíveis.

Para concorrer as vagas, o candidato pode tentar de duas maneiras: notas obtidas no (ENEM) Exame Nacional do Ensino Médio, ou notas obtidas no último ano do Ensino Médio Regular, nas disciplinas de Português e Matemática.

Cada corresponde a polos diferentes. Licenciatura em Pedagogia é para Água Clara, , Camapuã, Coxim, e Rio Brilhante.

Já para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais, são para os polos de Bataguassu, Bela Vista, Costa Rica, , Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.

A oportunidade apenas para cidades no interior, é justamente para ampliar o acesso ao público, gratuito e de qualidade. Também para fomentar a formação de professores das redes públicas de ensino, oferecendo a licenciatura.

Nas 400 vagas, 20%são para negros, 10% para indígenas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul e 10% para professor de rede pública de ensino, em exercício, sem formação em ou sem formação na área em que atuam, de acordo com as normas e leis vigentes que tratam das políticas afirmativas.

Para concorre no regime de cotas para negros e indígenas, precisa ter estudado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. E na vaga de professor, o candidato tem que comprovar o efetivo no cargo.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e são realizadas pelo site da UEMS/EAD (www.uems.br/ead) e vão até dia 15 de novembro.

Existem dois editais para o processo seletivo, para os que querem se inscrever pelo Enem e os que preferem pelas notas do último ano do Ensino Médio.

Dúvidas sobre o processo seletivo, números de vagas oferecidos e polos Ead poderão ser conferidas nos Editais ou encaminhadas para o e-mail: [email protected]