A ( Estadual de ) reunirá virtualmente, nesta sexta-feira (21), a partir das 16h, pesquisadores e autoridades para o lançamento do projeto UEMS na Rota. A iniciativa tem o objetivo de incentivar ações de desenvolvimento econômico e social de forma sustentável da Rota Bioceânica, também conhecida como Rila (Rota de Integração Latino-Americana).  A live será transmitida pelo youtube no canal do projeto.

Serão apresentadas as ações do Projeto UEMS na Rota que têm por objetivo geral promover e fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável, por meio de ações integradas entre a academia, órgãos governamentais, em especial o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciativas do setor privado e da sociedade.

“O projeto é uma iniciativa de alinhamento com os setores governamentais, não governamentais e empresarial para ações, produções de dados científicos, acompanhamentos e monitoramentos das ações de pesquisas, extensão e ensino, nas mais diversas áreas multidisciplinares”, explica o coordenador do Observatório Virtual da Rila, prof. Dr Ruberval Maciel.

Conforme o doutor, o projeto pretende criar um observatório da Rota Bioceânica, com um banco de dados disponível para toda sociedade civil.  “Criaremos um ambiente virtual onde será inserido o resultado de pesquisas e informações, que serviram de indicadores para pesquisadores imprensa e a comunidade em geral, os mantendo atualizados sobre o andamento das ações relacionadas ao Rila”, disse ele.

De acordo com o coordenador do Projeto, “essas informações podem ser de grande interesse e relevância aos principais Municípios impactados com as vias intermodais que estão surgindo nessa região do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir de , Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna até Porto Murtinho, bem como dos circunvizinhos que, em breve, serão também anunciados com as suas respectivas adesões”, informa Maciel.

Confira a Programação:

UEMS e autoridades decidirão futuro sustentável da Rota Bioceânica
(Foto: Divulgação UEMS)