Em um momento tão difícil da economia, em que muitas pessoas estão desempregadas, acordar cedo para ir até as agências de trabalho tem sido uma esperança para quem quer se colocar novamente no mercado. Para ajudar e dar motivação aos candidatos das vagas oferecidas na (Fundação do Trabalho) um grupo de amigos se uniram para distribuir kits de café da manhã e levar uma mensagem aos moradores.

De acordo com a empresária Sirlei Decchoff, de 40 anos, a ideia de ajudar os trabalhadores pela manhã partiu após ela ver uma matéria na imprensa falando que, diante da crise instaurada, os trabalhadores estavam indo para a porta das agências de emprego às 22h do dia anterior para aguardar as portas se abrirem pela manhã para conseguir trabalho.

'Tudo vai dar certo': grupo distribui kits de café da manhã para desempregados na Funtrab
Foto: Leonardo de França

Devido ao horário, as pessoas poderiam estar sem nada no estômago. “Eu trabalho com evento e quase toda a classe foi afetada pela crise do coronavírus. Resolvemos pedir doações dos amigos empresários para montar os kits e ao invés de ficar me lamentando, estou aqui para ajudar a distribuir esperança. É gratificante”, comentou.

Todas as segundas-feiras do mês, desde abril, 100 kits de café da manhã, com cereais, bolacha e suco são distribuídos na frente da Funtrab. O valor de cada kit custou R$ 3,50. O projeto tem condições de continuar até o próximo dia 29 de junho, mas caso apareçam mais doações, a empresária disse que poderá continuar.

O marido de Sirlei, Teo Luiz, de 29 anos, disse que o principal objetivo é motivar e levar esperança para quem está a procura do trabalho. “A galera está aqui esperando um emprego e, sair de casa e fazer alguma coisa para ajudar o próximo é gratificante”, disse.

Milene Viana, de 42 anos, está desempregada e foi até a Funtrab dar entrada no . “Quase 90% das pessoas que vem na Funtrab vem procurando emprego ou dar entrada no seguro. A maioria não tem dinheiro nem para comprar um café. Ver alguém se importando com você, em meio a cidade grande, é uma atitude de amor”, relatou à reportagem.

'Tudo vai dar certo': grupo distribui kits de café da manhã para desempregados na Funtrab
Foto: Leonardo de França