A triagem para as crianças que aguardam por cirurgias de patologias como Hérnias Inguinais, Umbilical e Epigastrica, além de Fimoses e Criptorquidia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) começa no próximo sábado (17), no Cem (Centro de Especialidades Médicas) em . A expectativa é que pelo menos 30 crianças sejam operadas por mês.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Maternidade Cândido e vai promover centenas de cirurgias para zerar a fila de espera. As crianças serão avaliadas por uma equipe de 10 cirurgiões pediátricos para então marcar os procedimentos. No sábado, a triagem vai atender pelo menos 100 crianças.

Após a triagem no ambulatório de consulta para avaliação pré-operatória e avaliação da necessidade do procedimento cirúrgico, os pacientes serão encaminhados para as cirurgias que começam em novembro na Maternidade Cândido Mariano, sendo agendadas pelo sistema de regulação da prefeitura (SISREG).

As 60 primeiras cirurgias vão acontecer com recursos de emendas parlamentares do , e as demais serão realizadas com recursos do município.

Serviço

O ambulatório de consulta para avaliação pré-operatória das cirurgias pediátrica está localizado no CEM (Centro de Especialidade Médicas), que fica na Travessa Guia Lopes, 71, Bairro São Francisco. Já a maternidade Cândido Mariano fica na Rua Mal. Rondon, 2644, Centro.