Pular para o conteúdo
Cotidiano

Três meses depois de incêndios, cinzas ‘ajudam’ e Pantanal volta a ficar verde

A velocidade de recuperação de paisagens no Pantanal impressiona. Isso porque há três meses o bioma sul-mato-grossense foi devastado por incêndios florestais, que destruíram parte da fauna e flora da região. Fotos que circulam nas redes sociais mostram a diferença no curto intervalo de tempo. Apesar da paisagem estar preenchida pelo verde das árvores e […]
Arquivo -

A velocidade de recuperação de paisagens no impressiona. Isso porque há três meses o bioma sul-mato-grossense foi devastado por incêndios florestais, que destruíram parte da fauna e flora da região. Fotos que circulam nas redes sociais mostram a diferença no curto intervalo de tempo.

Apesar da paisagem estar preenchida pelo verde das árvores e da grama, o biólogo José Milton Longo explica que ‘paisagisticamente’ está , “mas há espécies que podem ficar ausentes”.

Conforme o especialista, as cinzas das queimadas ajudam a renovar a paisagem, porque “servem como adubo, pois disponibilizam potássio e isso é bom para as gramíneas [grama], deixando o campo verdejando mais rápido”, detalha.

Entretanto, a recuperação pode demorar anos. “A resiliência é um conceito de ecologia de voltar ao estado original. Dado a intensidade dos incêndios que ocorreram e a seca extrema, esse patamar não deve ocorrer tão cedo, porque a previsão para 2021 são de poucas chuvas e o nível do talvez não atinja o suficiente para irrigar campos e lagoas. Vai alguns anos para voltar ao patamar original”, analisa.

A presença da fauna vai depender do ressurgimento de certas espécies nativas. “Algumas espécies somem do local, porque morreram. Assim, a fauna fica ausente e a recolonização demora certo tempo também. Vai depender da velocidade de recuperação da vegetação e dos recursos [naturais] para voltar à condição original”, conclui.

Verde é vida

À frente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), que ganhou destaque no combate aos incêndios no Pantanal, o presidente Coronel Ângelo Rabelo usou suas redes sociais para postar um vídeo exaltando o bioma. “Há menos de um mês, estava aqui ainda respirando fumaça e assustado com fogo que avassalou toda essa área, agora água começa a trazer de novo a vida”.

Veja o vídeo:

Incêndios no Pantanal

Incêndio no Pantanal
Há três meses, incêndios devastavam paisagens do Pantanal. (Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural)

Dados do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do ) indicam que este ano os incêndios destruíram 30% do Pantanal.

O relatório mais recente disponibilizado pelo Lasa mostra que foram devastados pouco mais de 4,4 milhões de hectares do bioma, sendo 1,9 milhão no .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano