Para ajudar na reta final das campanhas de vacinação contra Sarampo e Gripe, em , um trailer será instalado na , esquina com a e a partir desta quarta-feira (17).

No local serão atendidos todos que fazem parte dos públicos alvo das duas campanhas que estão com baixa procura. O trailer fica até sexta-feira (19) e o local foi escolhido com base na grande circulação de pessoas na região.

Essas campanhas acontecem ao mesmo tempo devido ao surto de sarampo que acontece no país e à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Até esta terça-feira (16) Campo Grande registrou cinco casos confirmados de sarampo e 37 de influenza. 

Público Alvo

Vale lembrar que, contra a Influenza – gripe – podem se vacinar crianças de até cinco anos de , gestantes, trabalhadores da área da saúde, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas com deficiência, população privada de liberdade.

Além de funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas, profissionais da segurança e salvamento, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo e pessoas com comorbidades.

Já na campanha contra o Sarampo somente pessoas entre 20 e 49 anos de idade podem tomar a vacina.

Campanhas

Ambas as campanhas tiveram início no dia 23 de março. Contra gripe 84% do público alvo em Campo Grande já foi imunizado, mas crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas e pessoas com idade entre 55 e 59 anos de idade ainda não atingiram nem metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. 

Para a campanha contra o Sarampo não é estipulada meta, já que a vacinação é para aplicar uma dose de rotina em pessoas com idade entre 20 e 49 anos.

Segundo  a (Secretaria Municipal de Saúde), até o momento 211.804 pessoas procuraram as unidades de saúde da Capital para se imunizar contra a influenza. Para tomar a tríplice viral, que protege contra o sarampo, apenas 4.404 pessoas estiveram nas unidades. Essas vacinas são oferecidas em todas as UBSs e USFs de Campo Grande.