Com diversas árvores derrubadas, alguns carros destruídos e 36 bairros sem energia elétrica, prefeita Délia Razuk (sem partido) decretou emergência em . A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial do Município, em virtude do temporal que deixou um rastro de destruição na cidade,

“Fica declarada a existência de situação de anormalidade, provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, no Município de Dourados – MS, provocada pelas fortes chuvas”, diz o decreto número 2.968 de 26 de outubro, assinado pela prefeita.

Segundo o decreto os danos provocados pelo temporal “compromete a capacidade de resposta do Município e que há necessidade de restabelecimento da ordem pública”. Além disso, a medida também ressalta que a cidade está localizada em faixa de alerta de emitido pelo (Instituto Nacional de Meteorologia).

Dados do Guia Clima da Embrapa Oeste, mostram que já choveu 24.0 milímetros durante 1 hora e 28 minutos e houve a ocorrência de ventos com rajadas de 46 quilômetros por hora às 7h25, classificados como muito fortes.

Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, hoje já choveu 24.0 milímetros durante 1 hora e 28 minutos e houve a ocorrência de ventos com rajadas de 46 quilômetros por hora às 7h25, classificados como muito fortes.

Depois que a manhã virou noite em Dourados, fortes rajadas de ventos derrubaram árvores a chuva provou alagamento em algumas ruas da cidade. O acidente mais grave aconteceu na avenida Weimar Gonçalves Torres, nas proximidades da Agência de Correios, onde uma árvore caiu sobre um veículo.

O condutor do veículo VW Voyage, que trafegava pela avenida não sofreu nenhum ferimento. Entretanto o veículo ficou totalmente destruído. A tempestade também atingiu outros trechos da cidade, que ficaram com o trânsito interrompido, como aconteceu na rua Duque de Caxias.

Além do Voyage, um corsa hatch que estava estacionado em frente à uma clínica na Rua Antonio de Carvalho, na Vila Planalto também foi atingido por um árvore que foi arrancada com raiz pelas rajadas de vento.

Temporal causa estragos em Dourados e prefeita decreta emergência
Carro estava estacionado em frente à uma clínica. (Foto: Marcos Morandi).

A ventania tempestade também provou estragos  na Rua Bela Vista, esquina com a Rua Josué Garcia Pires, onde tapumes foram arrancados.Na Rua Onofre Pereira de Matos, região central, o galho de uma árvore acabou caindo entre as Ruas Presidente Vargas e Firmino Vieira de Matos.

Neste domingo o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) emitiu alerta para tempestade com risco de chuva de até 100mm e ventos com rajadas que podem chegar a 100km/h. Além disso, os meteorologistas alertam para risco de queda de granizo, que pode afetar plantações.

Temporal causa estragos em Dourados e prefeita decreta emergência
Chuva também provocou alagamentos. (Foto: Redes Sociais)

Sem energia

Além dos estragos em carros e residências, provocados pelas quedas de árvores, 36 bairros ficaram sem o fornecimento de energia. A interrupção segundo a Energisa, empresa concessionária de serviços elétricos, foi provocada fortes rajadas de vento e raios (descargas atmosféricas).

Os bairros mais atingidos foram: Jardim Agua Boa, Parques dos Jequitibas, Jardim Guaicurus, Parque Alvorada, Vila Amaral, BNH Plano II, Cachoeirinha, Chácara Cidelis, Cohafaba IV Plano, Izidro pedroso, Chácaras California, Chácaras Ipê, Cohab II, Jardim Alhambra, Jardim Brasilia, Jardim Central, Jardim Clímax, Jardim Maipu, Jardim Ouro Verde, Jardim Santo André, Parque do Lago, Parque Nova Dourados, Residencial Novo Horizonte, Jardim Florida.

O temporal também comprometeu o fornecimento de energia no Jardim Europa, Jardim Cuiabá, Parque das Nações, Portal de Dourados, Residencial Pelicano, Vila Eldorado, Vila Matos, Vila Nova Esperança, Vila Rui Barbosa, Vila Planalto  e Vila Vieira.