Tempo seco: saiba como agir para calor intenso não afetar a saúde
O forte calor que se instalou em Mato Grosso do Sul provocará altas temperaturas e a queda expressiva da umidade do ar nos próximos dias. As condições climáticas acompanhada da estiagem da chuva podem provocar danos à saúde e as pessoas precisam redobrar os cuidados nesta época. Conforme a previsão meteorológica feita pelo Cemtec-MS (Centro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O forte calor que se instalou em Mato Grosso do Sul provocará altas temperaturas e a queda expressiva da umidade do ar nos próximos dias. As condições climáticas acompanhada da estiagem da chuva podem provocar danos à saúde e as pessoas precisam redobrar os cuidados nesta época.
Conforme a previsão meteorológica feita pelo Cemtec-MS (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), os próximos dias serão com céu e sem a expectativa de chuva, estimativa que perdura até o dia 13 de setembro. O professor do curso de medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Leandro Silva de Brito, que também é médico pediatra, alergista e imunologista explica que as vias aéreas são as mais afetadas no corpo durante o período de extremo calor.
“Nossos brônquios e pulmão têm uma temperatura ideal e uma umidade ideal para que na hora que chegue o ar seja possível fazer nossas trocas gasosas. Essa temperatura ideal é na faixa de 36 graus e a umidade na faixa de 60%. Quando estamos enfrentando uma clima muito seco, precisamos tentar equilibrar e quem acaba sofrendo com isso são as nossas narinas”.
Mais quais cuidados devemos tomar com o forte calor? Segundo o imunologista, beber bastante líquido como água, suco natural e água de coco estão entre os principais itens para manter a saúde equilibrada. Outra maneira de deixar o corpo em bom estado é uma alimentação balanceada com alimentos refrescantes como frutas, verduras.
A casa bem limpa é um dos fatores que pode deixar o ar menos poluído e impactar nas vias nasais, porém o professor Leandro ressalta que é importante a não utilização da vassoura. “Com o tempo seco, a poeira acaba se depositando sobre o chão, sobre as mesas, cadeiras e quando usamos a vassoura, ela acaba jogando para cima a poeira e isso pode piorar a respiração”.
Passar um pano úmido no chão e nos móveis diariamente passam a integrar a lista das sugestões para evitar o tempo seco. Bacias e toalhas molhadas podem ajudar a umidificar o ambiente, recomenda Leandro Brito.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.