A expectativa para o tempo em setembro em Mato Grosso do Sul é de que as temperaturas fiquem acima da média histórica e de comece a chover gradativamente após a primavera – que começa no dia 22.

Conforme previsão do -MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o esperado de varia entre 55 e 150 milímetros, sendo que as maiores precipitações devem ocorrer nas regiões sudoeste e sul do estado.

Conforme o mapa abaixo, as regiões em azul – centro-sul de MS – devem ter chuvas acima da média. Já nas demais áreas, a precipitação poderá ser menor que a média histórica, principalmente no círculo laranja, que inclui a região de Camapuã, Rio Verde, Rio Negro, e .

Chuva de novo em MS só no início da primavera, segundo previsão da meteorologia

Temperatura

De acordo com a análise do Cemtec-MS, as temperaturas em MS variam entre 18ºC e 38ºC. As máximas devem ser registradas na região pantaneira.

O mapa abaixo mostra os pontos em que as temperaturas ficam acima da média. As regiões com a coloração laranja mais forte serão as que mais sofrerão com anomalias nas temperaturas. Apenas a região de com o Paraguai e a região de Costa Rica e devem manter a média histórica.

Por fim, setembro ainda será predominantemente seco e quente. Haverá predominância de uma massa de ar seco que só deve enfraquecer após o início da primavera.

Chuva de novo em MS só no início da primavera, segundo previsão da meteorologia