O Carnaval ainda não se despediu oficialmente do público, mas a época considerada mais doce do ano já está tomando espaço nos anúncios e nas mentes dos consumidores. A é comemorada no dia 12 de abril, mas algumas lojas de começam a planejar e montar a estrutura para as vendas.

A Cacau Show, situada entre a Marechal Rondon e a 14 de Julho, já entrou no clima da páscoa e iniciou as vendas de forma antecipada. Segundo uma funcionária, a montagem dos ovos começou na segunda-feira (17) antes mesmo das festividades do Carnaval.

Na loja, alguns detalhes já chamam a atenção de alguns clientes que voltam seus olhares nos brindes, adereços e até nos preços que giram em torno de R$ 44. As promoções mais atrativas devem começar na semana da Páscoa ou em até três dias antes da data.

Tchau Carnaval, oi Páscoa: Lojas da Capital já têm ovos de chocolate
Estrutura montada para venda dos . (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Uma loja de varejo no centro da cidade ainda não entrou no clima, mas a estrutura para que os ovos sejam expostos para os consumidores já foram colocadas. Entretanto, algumas promoções de caixas de chocolates são um “pré-aviso” para a época que se aproxima.

Em um hipermercado na região central, também não há ovos expostos, mas ao que tudo indica nos próximos dias o cenário deve mudar. A medida contida é por conta de uma promoção que ainda está em andamento e que deve terminar no dia 8 de março, pouco mais de um mês para a páscoa. A iniciativa de atrair os clientes deve começar na semana seguinte do da atual promoção.

No ano passado, a maior procura aconteceu nos últimos dias antes da data, o que deixou muitos consumidores na mão na hora de adocicar os dias. Para quem deixar para última hora, poderá encontrar grandes filas, falta de ovos em alguns estabelecimentos e encontrar um maior preço nas estantes montadas pelas lojas.

Quaresma até a páscoa

Na quarta-feira (26) de cinzas, foi dado o início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Os 40 dias da Quaresma representam o mesmo número de dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, os quarenta dias do dilúvio, os quarenta dias da marcha do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e Elias na montanha e os 400 anos que durou a estadia dos judeus no Egito.

Ações do Procon

Assim como no ano de 2019, tanto o Procon Estadual como o Procon Municipal estarão realizando fiscalizações para manter o consumidor informado sobre os preços dos ovos de páscoa e mostrar a diferença em cada estabelecimento.

Ações também para coibir a venda de produtos inapropriados para consumo também devem estar na lista dos Procons, que no ano passado, o Procon Municipal chegou a atuar 9 supermercados.