Pular para o conteúdo
Cotidiano

Taxa de ocupação de UTIs do sistema público em Campo Grande supera 90%

Índice monitorado pela Sesau é de 91%, com 212 vagas ‘puras’ do SUS em uso; Capital tem 139 pacientes com coronavírus internados em UTIs.
Arquivo -

A taxa de ocupação de leitos de UTI no sistema público de se manteve ao logo desta sexta-feira (31), com 91% das vagas de terapia intensiva fornecidas pelo SUS ocupadas. Já considerando o sistema privado, a taxa de ocupação total foi de 84%. A cidade tem 139 pacientes internados com em leitos de UTI (74 em leitos públicos e 65 na rede privada).

Os dados foram divulgados pela Divisão de Monitoramento Hospitalar da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e indicam uma alta demanda por leitos de UTI no sistema público, normalmente pressionado por situações como a violência no trânsito e outras doenças.

No entanto, com a pandemia de coronavírus, a procura por vagas de terapia intensiva disparou. Pela manhã, boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde que relatou ocupação de 90% nos leitos de UTI do SIS apontava que 39% das vagas eram para pacientes de coronavírus e 7% para casos suspeitos –somadas, representam 46% das internações. A procura também aumentou na rede privada, como noticiado pelo Jornal Midiamax.

No boletim fechado às 16h, a taxa de ocupação de 91% na rede pública era praticamente replicada em todas as unidades. No HRMS ( de Mato Grosso do Sul), dos 91 leitos de UTI disponíveis, 83 eram usados (taxa de 91%). Na Santa Casa de Campo Grande, das 87 vagas existentes, 77 estavam ocupadas.

Em dois hospitais que deveriam servir de resguardo para a rede pública em relação à Covid-19 –isto é, serem acionados apenas quando as demais vagas estivessem ocupadas–, a situação era mais grave: no Hospital Universitário, os 26 leitos de UTI estavam ocupados nesta tarde. No Hospital de Câncer Alfredo Abrão, dos 28 existentes, 26 eram utilizados –na quinta-feira (30), o HC informou que os 18 leitos reservados para pacientes de Covid-19 em sua UTI estavam ocupados.

Já nos hospitais particulares que foram contratados pela Prefeitura de Campo Grande para cederem leitos de UTI, a ocupação varia: no , que abriu 6 leitos para o SUS, todos eram utilizados. No El Kadri, das 7 vagas, 4 foram usadas (57%, percentual semelhante ao da Clínica Campo Grande que, de 10 leitos, tinha 5 com pacientes). Dos 20 leitos do Proncor, 4 estavam em uso (20%).

No total, dos 232 leitos de UTI “100% SUS” em Campo Grande, 212 estavam em uso nesta sexta-feira. Considerando-se as vagas particulares, que elevam o total de leitos para 275, o total de internações é de 231.

Nesta tarde, Campo Grande passou a marca dos 10 mil casos de coronavírus, com exatos 10.526 infectados confirmados pela Sesau. O total de internados em UTI com Covid-19 é de 139 –, com 130 óbitos já contabilizados. No Estado, são quase 25 mil infectados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Últimas Notícias

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

10 pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações

Emprego e Concurso

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Salários variam de R$ 1.576,50 a R$ 4.466,75

Esportes

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Após a partida, Neymar atendeu a imprensa, e reagiu de forma impaciente à pergunta feita pelo repórter da Cazé TV

Esportes

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Os gols do São Paulo nessa disputa do Brasileirão foram marcados por Luciano, duas vezes