O boletim epidemiológico estadual do coronavírus apontou nesta quarta-feira (13) a estreia de , município da região da sul de MS e a 424 km de Campo Grande, com caso positivo na cidade. De acordo com o boletim, há apenas um paciente com diagnóstico para a , causada pelo novo coronavírus.

A estatística da SES (Secretaria de Estado de Saúde), porém, diverge do apresentado pela prefeitura do município, que na terça-feira (12) anunciou 5 confirmações, referentes a membros de uma mesma família e que já estavam em isolamento domiciliar (veja o vídeo abaixo).

Tacuru estreia em boletim do coronavírus, mas números da SES divergem dos municipais
Foto: Reprodução | | Prefeitura de Tacuru

A comunicação oficial traz que, além das 5 confirmações, há um total de 9 notificações de casos suspeitos,, com 4 resultados negativos e 5 confirmados. Há, ainda, 35 pessoas em isolamento domiciliar por terem tido contato com caso confirmado. Não há nenhum exame aguardando análise, o que significa que os 35 isolados não foram testados.

“Não entrem em desespero, tratam-se de membros de uma família que já estava em isolamento. Mas, usem máscara e não saiam de casa”, alerta a secretária de saúde, Adriana Mancini.

A reportagem solicitou esclarecimento acerca da divergência para a SES e, por meio de nota, foi informado que os casos de Tacuru que não constam no boletim epidemiológico são de residentes do Estado de São Paulo que foram ao município visitar parentes, conforme mencionado na transmissão ao vivo da última terça-feira, porém, sem citar o município. “As notificações ocorrem no município de residência do paciente”.

Tacuru tem população estimada em 10.215 habitantes. Segundo a SES, o grau de incidência da Covid-19 na localidade, considerando apenas um caso positivo, é de 8,7 casos para cada 100 mil habitantes.

Boletim Epidemiológico 12/05/2020

Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o Boletim Epidemiológico do dia 12/05/2020 (Terça-feira)#FiqueEmCasa#UseMascara

Posted by Prefeitura Municipal de Tacuru/MS on Tuesday, May 12, 2020

Vale destacar que a confirmação motivou a publicação de um novo decreto municipal, ainda na terça-feira (12), que determinou que todos os estabelecimentos da cidade, inclusive os essenciais, poderão funcionar apenas com regras restritivas.

Entre as medidas, editadas por categorias de estabelecimentos, estão a lotação máxima de uma pessoa a cada 20m², proibição de clientes consumindo localmente em lanchonetes e conveniências, adoção de delivery e distanciamento de 1,5m. Clique AQUI para conferir o decreto na íntegra.

* Alterada às 11h40 para acréscimos de informações