A (Secretaria Municipal de Saúde), divulgou, nesta sexta-feira (11), que mais 17 especialistas já retomam atendimento presencial no Cem (Centro de Especialidades Médicas), em setembro. Exames e cirurgias foram suspensas ainda em março, por conta da de , em .

De acordo com a secretaria, retornam os atendimentos de de angiologia geral, oftalmologia pediátrica, cirurgia plástica adulto, pequenas cirurgias, urologia, proctologia, dermatologia, nefrologia para paciente diabético e gastroenterologia para adultos.

Os exames que não tiveram suspensão e continuam normalmente são os considerados essenciais como como o controle de diabetes, serviços de pré-natal, farmácia especializada e serviços de urgência.

Em outras unidades, também voltam a ser feitos as consultas de acordo com a necessidade e a demanda. No Cenort (Centro Ortopédico Municipal Demiro Teixeira Pedrosa), as consultas de ortopedia adulto com especialistas em ombro e cotovelo, quadril, mão e punho e pé e tornozelo também retornaram no primeiro dia do mês.

No CRSH (Centro de Referência à Saúde do Homem) estão sendo feitas pequenas cirurgias e procedimentos de vasectomia. O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) também retornou os atendimentos ambulatoriais de urologia para tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.

Já os procedimentos de patologia cervical no Ceam (Centro de Atendimento à Mulher), estão previstos para retornar na semana que vem.

Todos os atendimentos são agendados pela Central de Regulação do município, que entram em contato os pacientes para confirmar data e horário do serviço.