A divulgação dos resultados do (Sistema de Seleção Unificada) continua suspensa e as universidades públicas terão que se adequar. A UFGD (Universidade Federal de Grande ) oferece 909 vagas e aponta que, caso a decisão da Justiça persista por muitos dias, a convocação e matrícula da primeira chamada não poderá ser feita conforme a programação.

A UFGD também realiza vestibular próprio, portanto 50% das vagas são pela seleção e os outros 50% pelo Sisu. Conforme o calendário acadêmico, o início das aulas estava previsto para o dia 10 de fevereiro, entretanto, pode haver alterações.

“Se a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu persistir por muitos dias não será possível a convocação e matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada nesta data”, afirma universidade.

Para iniciar as aulas no dia programado, o resultado do Sisu deveria ser divulgado no máximo até o dia 3 de fevereiro. Isto por que a universidade precisa de pelo menos cinco dias úteis para a matrícula e prazo de recursos.

“Nas convocações para matrícula estamos publicando o edital com 72 horas de antecedência. Utilizamos três dias para matrícula e nos dois dias seguintes são para recursos”, afirma. A UFGD ressalta que o calendário de convocações para as matrículas vai além do início das aulas. Por isso, ainda é cedo para apontar se seria necessário alterar todo o calendário acadêmico da graduação.

Além da UFGD, o Sisu também oferece vagas na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Procurada pela reportagem, a UFMS apenas disse que aguarda divulgação de informações pelo Ministério da Educação relacionadas ao resultado do Sisu. A não respondeu o pedido de informações até a publicação da matéria.

Resultado suspenso

A divulgação do resultado do Sisu foi suspensa depois que o MEC (Ministério da Educação) admitiu que houve erro na correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No domingo (26), a desembargadora Therezinha Cazerta, presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal), negou o recurso da AGU e manteve a suspensão da divulgação dos resultados. Segundo a desembargadora, prosseguir com o cronograma do Sisu poderia afetar o futuro das pessoas.

A divulgação dos resultados do Sisu estava prevista para esta terça (28), mas houve uma falha na correção de 6 mil provas do Enem. Agora, o resultado só pode ser divulgado quando o governo comprovar que o erro na correção das provas foi solucionado. A ação foi movida pela Defensoria Pública da União, que pede que o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) comprovem a revisão das notas. Com a divulgação das notas suspensas, o calendário das universidades pode ser afetado, afinal, o prazo das matrículas deve mudar, assim como o início das aulas.

6 mil vagas em universidades públicas de MS

Neste ano, são 6.086 vagas oferecidas pelas universidades públicas de MS. A UFMS oferece 2.054 vagas pelo Sisu. São 1.027 vagas em ampla concorrência e 1.027 voltadas para a política de cotas.

A UFGD (Universidade Federal da Grande ) oferece 909 vagas no Sisu para os 33 cursos de graduação. Já a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) disponibilizará um total de 2.163 vagas para os candidatos do Sisu.

Por fim, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) oferece com 960 vagas em cursos de graduação pelo Sisu. São 17 opções de cursos nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnologia.