Pular para o conteúdo
Cotidiano

Suspensão da divulgação do resultado do Sisu pode atrasar início das aulas na UFGD

A divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) continua suspensa e as universidades públicas terão que se adequar. A UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados) oferece 909 vagas e aponta que, caso a decisão da Justiça persista por muitos dias, a convocação e matrícula da primeira chamada não poderá ser feita conforme a […]
Arquivo -
(Foto: Arquivo Midiamax)
(Foto: Arquivo Midiamax)

A divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) continua suspensa e as universidades públicas terão que se adequar. A (Universidade Federal de Grande ) oferece 909 vagas e aponta que, caso a decisão da Justiça persista por muitos dias, a convocação e matrícula da primeira chamada não poderá ser feita conforme a programação.

A UFGD também realiza vestibular próprio, portanto 50% das vagas são pela seleção e os outros 50% pelo Sisu. Conforme o calendário acadêmico, o início das aulas estava previsto para o dia 10 de fevereiro, entretanto, pode haver alterações.

“Se a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu persistir por muitos dias não será possível a convocação e matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada nesta data”, afirma universidade.

Para iniciar as aulas no dia programado, o resultado do Sisu deveria ser divulgado no máximo até o dia 3 de fevereiro. Isto por que a universidade precisa de pelo menos cinco dias úteis para a matrícula e prazo de recursos.

“Nas convocações para matrícula estamos publicando o edital com 72 horas de antecedência. Utilizamos três dias para matrícula e nos dois dias seguintes são para recursos”, afirma. A UFGD ressalta que o calendário de convocações para as matrículas vai além do início das aulas. Por isso, ainda é cedo para apontar se seria necessário alterar todo o calendário acadêmico da graduação.

Além da UFGD, o Sisu também oferece vagas na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Procurada pela reportagem, a UFMS apenas disse que aguarda divulgação de informações pelo Ministério da Educação relacionadas ao resultado do Sisu. A UEMS não respondeu o pedido de informações até a publicação da matéria.

Resultado suspenso

A divulgação do resultado do Sisu foi suspensa depois que o MEC (Ministério da Educação) admitiu que houve erro na correção do (Exame Nacional do Ensino Médio). No domingo (26), a desembargadora Therezinha Cazerta, presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal), negou o recurso da AGU e manteve a suspensão da divulgação dos resultados. Segundo a desembargadora, prosseguir com o cronograma do Sisu poderia afetar o futuro das pessoas.

A divulgação dos resultados do Sisu estava prevista para esta terça (28), mas houve uma falha na correção de 6 mil provas do Enem. Agora, o resultado só pode ser divulgado quando o governo comprovar que o erro na correção das provas foi solucionado. A ação foi movida pela Defensoria Pública da União, que pede que o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) comprovem a revisão das notas. Com a divulgação das notas suspensas, o calendário das universidades pode ser afetado, afinal, o prazo das matrículas deve mudar, assim como o início das aulas.

6 mil vagas em universidades públicas de MS

Neste ano, são 6.086 vagas oferecidas pelas universidades públicas de MS. A UFMS oferece 2.054 vagas pelo Sisu. São 1.027 vagas em ampla concorrência e 1.027 voltadas para a política de cotas.

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferece 909 vagas no Sisu para os 33 cursos de graduação. Já a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) disponibilizará um total de 2.163 vagas para os candidatos do Sisu.

Por fim, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) oferece com 960 vagas em cursos de graduação pelo Sisu. São 17 opções de cursos nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnologia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Ciclista atropelada

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

Últimas Notícias

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha

Esportes

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Com a vitória, o Vasco chegou aos seis pontos e saltou para a 13ª colocação, respirando um pouco mais aliviado na tabela