Superlua ilumina a noite de domingo
A noite de hoje terá um céu brilhante. O motivo é porque é dia de superlua, fenômeno astronômico que ocorre quando o satélite natural da Terra está mais próximo do planeta e em sua fase cheia “A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A noite de hoje terá um céu brilhante. O motivo é porque é dia de superlua, fenômeno astronômico que ocorre quando o satélite natural da Terra está mais próximo do planeta e em sua fase cheia
“A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu, e ao mesmo tempo na fase cheia”, explica o coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em Física pela Universidade Federal catarinense (UFSC), professor Marcelo Schappo.
A distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384 mil quilômetros (km). No entanto, como se trata de uma órbita oval, essa distância pode variar de 400 mil km, quando mais distante (apogeu), até cerca de 360mil km, nos períodos de maior proximidade (perigeu).
Segundo Marcelo Schappo, dependendo da localização do observatório que faz o anuário dos eventos astronômicos, é possível haver alguma divergência sobre intervalo de tempo entre o perigeu e a lua cheia. “Trata-se de uma janela arbitrária, mas no fundo são luas cheias sempre muito bonitas. Vale a pena a observação”, ressalta ele ao sugerir a observação em todas as datas.
O astrônomo explica que, devido a essa divergência, alguns observatórios não consideram o 9 de fevereiro como a primeira superlua do ano. É o caso do observatório de Lisboa (Portugal), que devido à localização, a lua do dia 9 de março não é considerada como a primeira superlua do ano.
“Para outros observatórios, a superlua ocorrerá [em algum momento] entre os dias 7 e 8 de abril, dependendo do horário da observação. Há ainda os que apontam o 7 de maio”, acrescentou.
Já o observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considera superlua apenas as que ocorrerão nos dias 9 de março e 7 de maio.
Notícias mais lidas agora
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
- Homem é esfaqueado várias vezes e mesmo ferido dirige até hospital de MS
- Idosa fica desacordada e duas pessoas feridas com mais de 100 picadas de abelhas na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Idosa de 96 anos atacada por enxame não consegue voltar para casa por causa de abelhas
Elena León Cafure recebeu alta hospitalar, no entanto, está sob cuidados, monitoramento e medicação
A Fazenda 16: Parcial expõe eliminação em Roça acirrada; saiba quem sai
Larissa Tomásia, Fernando Presto e Juninho Bill disputa em uma Roça acirrada e correm o risco de deixarem ‘A Fazenda 16’ ainda hoje; saiba quem sai
AGORA: homem é morto a facadas no Paulo Coelho Machado
O corpo está a o lado de um veículo que seria da vítima
Edição especial do Coletivo de Brechós promove doações de árvores frutíferas no Horto Florestal
Participantes do evento vão receber mudas de plantas frutíferas e Ipês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.