Cerca de 30 famílias que vivem na parte alta de –a 419 km de Campo Grande– contaram com a solidariedade na Páscoa de uma forma um pouco diferente. Além da distribuição de ovos de chocolate para as crianças, um grupo de voluntários também entregou às famílias kits de higienização com água sanitária, sabão, detergente e álcool 70%, todos eficazes para conter o novo coronavírus (causador da Covid-19).

Em meio à pandemia que, no Estado, registra 101 casos e 2 mortes, as soluções indicadas pelas autoridades de saúde envolvem do à higienização pessoal. Um dos responsáveis pela iniciativa foi o professor Hesley Sant'Ana, da Nathércia Pompeo dos Santos, no bairro Nova Corumbá. Ele teve a ideia depois da suspensão das aulas.

“Eu já havia encomendado ovos de chocolate para os meus alunos do 5° ano e os mimos seriam entregues no decorrer dessa semana, porém, por causa das medidas de prevenção à pandemia do novo coronavírus, as aulas foram suspensas. Foi aí que me veio a ideia de, além de ir à casa dos meus alunos, poderia fazer algo mais”, disse Hesley ao Diário Corumbaense.

A iniciativa foi comunicada à direção da escola, que prestou apoio. Além dos ovos, já encomendados, um grupo de amigos –reunindo de outros e ex-alunos a autônomos, empresários, advogados e enfermeiros– para preparar os kits de higienização.

“Além de levar a alegria para as crianças com os ovos de chocolate com os kits, estamos reforçando ainda mais a questão da conscientização no combate ao coronavírus com a higienização, pois é uma das principais ‘armas' contra a doença”, destacou o professor. “Ver no rosto de cada criança a satisfação com os chocolates, e das famílias o alívio ao receberem os produtos, foi bem gratificante”, prosseguiu Hesley.

Os kits foram entregues entre sexta-feira (10) e sábado (11). Os voluntários usaram máscaras e luvas durante a preparação e distribuição às famílias, que vivem em bairros como o Nova Corumbá, Guarani, Guatós, Guanã e Primavera e, em maioria, têm entre seus chefes trabalhadores informais –que tiveram a renda prejudicada com as medidas de suspensão das atividades empresariais.