Pular para o conteúdo
Cotidiano

Site quer conscientizar mulheres vítimas de violência doméstica e abre novo canal de denúncias

Os aumentos dos casos de violência doméstica e de outras violações de direitos das mulheres motivaram o Governo do Estado a criar a plataforma “Não Se Cale” –acessível em http://www.naosecale.ms.gov.br–, voltada para conscientizar o público feminino sobre as agressões de gênero e também permitir um novo meio de atendimento online. O site foi apresentado nesta […]
Arquivo -

Os aumentos dos casos de violência doméstica e de outras violações de direitos das mulheres motivaram o Governo do Estado a criar a plataforma “Não Se Cale” –acessível em http://www.naosecale.ms.gov.br–, voltada para conscientizar o público feminino sobre as agressões de gênero e também permitir um novo meio de atendimento online. O site foi apresentado nesta quarta-feira (8).

Conforme explicou a administração estadual, as regras de distanciamento social e de incentivo ao teletrabalho, se por um lado ajudam a conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), também geram e mantêm os agressores mais tempo perto das vítimas –sejam as mulheres ou filhos. Diante da possibilidade de aumento nos casos de violência, idealizou-se a criação da plataforma digital.

O secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel, disse que o endereço eletrônico ajudará as mulheres em situação de violência “para que se percebam como vítimas e procurem apoio especializado”, além de divulgar estudos e políticas públicas, estando em constante atualização. Já a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, reforçou que o conteúdo diversificado abrange diferentes tipos de violação dos direitos das mulheres e elenca políticas públicas e serviços à disposição.

Entre os conteúdos, estão as diversas formas de violência de gênero (, crimes sexuais e violência obstétrica, entre outros), incluindo relacionamentos entre jovens e agressões a mulheres lésbicas, indígenas, negras, idosas, portadores de deficiência e contra as mulheres no meio cristão. É possível acompanhar no endereço dados, pesquisas, vídeos, podcasts, entrevistas e notícias.

“Muitas mulheres não conhecem o trâmite processual após o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia e o site traz essas informações detalhadamente”, explicou a delegada titular da (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Fernanda Felix. O site também traz detalhes do Promuse (Programa Mulher Segura), da Polícia Militar, focado na preservação das mulheres.

2019

Dados divulgados pelo Governo do Estado apontam que, no ano passado, foram registrados cerca de 18,7 mil boletins de ocorrência em Mato Grosso do Sul de crimes contra as mulheres, a maioria de ameaça e lesão corporal. Houve, ainda, 98 tentativas de feminicídio e 30 mortes consumadas.

Comparando-se com 2018, houve redução de 6,3% no número de mortes. Já de janeiro a março deste ano, houve 8 feminicídios e quase 4.500 boletins de ocorrência registrados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Onde assistir: terça tem oitavas da Copa do Brasil e semifinal da Copa América Feminina

Caso Sophia: Defesa diz que mãe vivia ciclo de violência e pede julgamento de Perspectiva de Gênero

Receita Federal apreende cinco toneladas de mercadorias em Corumbá

Emprega CG: Mutirão oferta 100 vagas para contratação em atacadista de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

bolsa família

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 7 recebem parcela de julho nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Famosos

VÍDEO: Taís Araújo se recusa a comer Morango do Amor e esculhamba o doce nos bastidores de Vale Tudo

Atriz se estressou ao encontrar um morango do amor em seu camarim: "Parada cheia de açúcar, vocês estão loucos"

Famosos

Duda Luvisneck: conheça o ‘pivô’ do término entre Carlinhos Maia e Lucas Guimarães

Carlinhos Maia teria descoberto sua bissexualidade e estaria encantado por Duda Luvisneck; conheça quem é a influenciadora

Brasil

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Foi ouvido grupo acusado de monitorar Moraes e Lula

Mundo

Tailândia e Camboja se acusam mutuamente de descumprir cessar-fogo

Primeiros-ministros dos países haviam concordado com paralisação do conflito